Notícias Lexus ROV. Tem o 1.0 do Yaris, mas é movido a hidrogénio

Kenshiki Forum 2021

Lexus ROV. Tem o 1.0 do Yaris, mas é movido a hidrogénio

Chama-se Lexus ROV e é um pequeno protótipo todo o terreno movido apenas a hidrogénio. Que outros segredos esconde este buggy?

Lexus ROV

Já o tínhamos visto há cerca de dois meses, num evento online, mas só agora ficámos a conhecer todos os seus segredos no Fórum Kenshiki: eis o Lexus ROV (Recreational Off-Highway Vehicle).

Trata-se de um protótipo único, sob a forma de um buggy (UTV) de dois lugares, que de acordo com a marca nipónica foi desenhado para demonstrar que “um tipo de condução mais estimulante pode coexistir com uma sociedade livre de carbono”.

E isto porque este pequeno protótipo é movido a hidrogénio, mas não é um elétrico com célula de combustível.

A NÃO PERDER: Novo Toyota GR86 (2022) em vídeo. Melhor que o GT86?
Lexus ROV

Tal como o GR Yaris H2 também revelado em Bruxelas, o Lexus ROV recorre a um motor de combustão interna. Tem apenas 1.0 l de capacidade e é, tecnicamente, o mesmo motor 1.0 do Yaris, mas não usa gasolina como combustível, mas sim hidrogénio.

Este fica armazenado num tanque de alta pressão para hidrogénio comprimido que é fornecido precisamente por um injetor de hidrogénio direto.

De acordo com a Lexus, este motor a hidrogénio produz quase zero emissões, um número que só não é nulo por culpa de uma “quantidade insignificante de óleo do motor” que é “queimado durante a condução”.

A Lexus não revelou as especificações desta motorização nem os registos que o ROV será capaz de alcançar, mas revela que o som é semelhante ao de um motor de combustão interna e que o binário é quase imediato, fruto da combustão mais rápida do hidrogénio em relação à gasolina.

O Lexus ROV é a nossa resposta para a paixão crescente pela vida ao ar livre e para o espírito aventureiro dos consumidores de produtos de luxo. Como concept-car, funde o nosso desejo de desenvolver também produtos orientados para o estilo de vida através da pesquisa contínua em novas tecnologias que contribuam para a neutralidade de carbono. Além de ser um veículo emocionante de conduzir, tem emissões quase nulas graças ao seu motor movido a hidrogénio.

Spiros Fotinos, diretor da Lexus Europe

Lexus ROV

Design ousado

De acordo com a fabricante japonesa, o objetivo da equipa de designers passou por criar um veículo que ficasse bem em todos os tipos de ambientes naturais.

E daí saiu este off-road com suspensão exposta, gaiola de proteção e pneus todo o terreno, que ainda assim se apresenta sob a forma de um modelo muito compacto: 3120 mm de comprimento, 1725 mm de largura e 1800 mm de altura.

LEIAM TAMBÉM: NX 450h+. Ao volante do primeiro híbrido plug-in da Lexus (vídeo)

Na dianteira, apesar da ausência de uma grelha convencional, salta à vista a forma fusiforme do conjunto faróis/carenagens que associamos à grelha da Lexus e os para choques laterais, que foram pensados para proteger o ROV das pedras. Atrás, o depósito de hidrogénio surge completamente protegido, bem como todas as peças funcionais.

Lexus ROV

Já no interior, apesar do tipo de veículo que é, encontramos a montagem e os materiais a que a Lexus já nos habituou.

O volante é em couro, a manete das mudanças é esculpida e os bancos (em pele sintética) contam com elementos de suspensão próprios que ajudam a tornar as aventuras por maus caminhos mais confortáveis.

Lexus ROV

Lexus Driving Signature

Apesar do aspeto robusto e aventureiro, os responsáveis da marca nipónica garantem que este é um veículo com uma dinâmica excitante, graças à carroçaria muito leve com estrutura tubular.

A NÃO PERDER: Lexus LC 500 Cabrio (464 cv). Parece do futuro, mas já nasceu um clássico

Contudo, a suspensão de curso muito longo também lhe permite chegar a todo o lado, o que reforça ainda mais a amplitude de utilização de um «brinquedo» como este, que a Lexus afirma ser extremamente ágil.

Lexus ROV

Mas mais importante do que a imagem distinta e a condução divertida, este Lexus ROV perfila-se como uma excelente plataforma de testes para a tecnologia a hidrogénio da fabricante nipónica, que poderá vir a usar este recurso no futuro, em alguns dos seus modelos de produção.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi lançado o Lexus LFA?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Silêncio! Vai-se ouvir o V10 atmosférico do Lexus LFA
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Silêncio! Vai-se ouvir o V10 atmosférico do Lexus LFA