Notícias A nova «bomba» de Ken Block é um Audi elétrico inspirado no Sport Quattro S1

Apresentação

A nova «bomba» de Ken Block é um Audi elétrico inspirado no Sport Quattro S1

O Audi S1 e-tron quattro Hoonitron é a nova «bomba» elétrica de Ken Block e inspira-se num dos carros mais icónicos da marca alemã.

Audi S1 e-tron quattro Hoonitron

Um autêntico ícone da Audi e do mundo automóvel em geral, o Audi Sport Quattro S1 que correu em Pikes Peak em 1987 serviu de inspiração para a «bomba» mais recente de Ken Block: o Audi S1 e-tron quattro Hoonitron.

O S1 e-tron quattro Hoonitron é um exemplar único e foi criado com um objetivo muito simples: protagonizar o próximo vídeo de Ken Block, apropriadamente apelidado de “Elektrikhana”.

Visualmente, a inspiração no carro que «conquistou» Pikes Peak há mais de três décadas é evidente, sobretudo pelo aparato aerodinâmico, como podemos ver na enorme asa traseira e até na asa dianteira.

A NÃO PERDER: Ken Block ao volante do “monstro” Grupo S da Audi

Com um chassis em fibra de carbono e desenvolvido segundo as normas da FIA, o Audi S1 e-tron quattro Hoonitron foi construído na fábrica da Audi em Neckarsulm, a mesma de onde saem as unidades do RS e-tron GT.

Números desconhecidos

Apesar de revelado, a Audi não divulgou ainda quais os valores de potência e binário da sua mais recente criação. Ainda assim, ficámos a saber que a animar este «monstro» se encontram dois motores elétricos, um por eixo, que lhe conferem tração às quatro e justificam o “quattro” no nome.

No entanto, e especulando um pouco, não nos admirávamos que este Audi S1 e-tron quattro Hoonitron recorresse aos motores do Audi RS Q e-tron com que a marca alemã vai correr no Dakar. Caso tal se confirme, o protagonista da próxima Gymkhana, poderá contar com 500 kW (680 cv) de potência.

Acerca do seu novo carro Ken Block afirmou: “estou familiarizado com vários tipos de mecânicas de combustão interna e diferentes tipos de transmissão, mas há muitas coisas novas que tenho de aprender com os elétricos (…) fazer piões a 150 km/h imediatamente depois do arranque e usando somente o pé direito é uma experiência totalmente nova para mim”.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi lançado o Audi A4?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Audi A4 faz 25 anos. Todas as gerações do Audi mais vendido de sempre