Primeiro Contacto Nova Mercedes-Benz Citan (2022). Conduzimos a «prima» alemã da Renault Kangoo

Encomendas abertas

Nova Mercedes-Benz Citan (2022). Conduzimos a «prima» alemã da Renault Kangoo

O Miguel tem um primeiro contacto com a nova Mercedes-Benz Citan, que vai estar disponível não só como comercial, mas também como veículo de passageiros.

Mercedes-Benz Citan

Fomos até Hamburgo, Alemanha, conhecer ao vivo e conduzir a segunda geração da Mercedes-Benz Citan, o mais pequeno comercial (Furgão) da marca da estrela, mas também, na sua versão de passageiros Tourer, uma alternativa muito viável aos muito poucos MPV que restam.

Tal como a primeira Citan, a nova geração tem uma ou várias costelas francesas, mantendo uma relação de proximidade com a Renault Kangoo.

Mas como o envolvimento da Mercedes no desenvolvimento começou, desta vez, bem mais cedo no projeto, a marca alemã teve a possibilidade de «injetar» mais do seu ADN na nova Citan, dando-lhe características e qualidades que mais depressa identificamos com esta.

VEJAM TAMBÉM: A nova Renault Kangoo foi revelada e trouxe… uma Renault Express

Será mesmo assim? Neste novo vídeo, o Miguel Dias dá-nos a conhecer todas as características da nova Mercedes-Benz Citan, conduzindo tanto a versão de carga como a Tourer, de passageiros, ambas Diesel, e diz-nos o quão bem foi sucedida a marca da estrela:

Escolha não falta

A nova Mercedes-Benz Citan está disponível como Furgão (carga) e Tourer (passageiros), mas não se ficará por aqui. Em 2022 veremos chegar uma terceira variante chamada Mixto que combina o transporte de passageiros com uma elevada capacidade de carga. E será adicionada ainda uma variante longa.

Ao nível das motorizações a escolha divide-se entre dois motores, um a gasolina com 1.3 l, e outro Diesel com 1.5 l, sempre com quatro cilindros em linha. No entanto, ambas apresentam-se em vários patamares de potência:

  • Furgão 108 CDI — Diesel, 75 cv;
  • Furgão 110 CDI — Diesel, 95 cv;
  • Furgão 112 CDI — Diesel, 116 cv;
  • Furgão 110 — gasolina, 102 cv;
  • Furgão 113 — gasolina, 131 cv;
  • Tourer 110 CDI — Diesel, 95 cv;
  • Tourer 110 — gasolina, 102 cv;
  • Tourer 113 — gasolina, 131 cv.

Neste primeiro contacto o Miguel teve oportunidade de testar a Citan Furgão 112 CDI e a Citan Tourer 110 CDI. Só está disponível, para já, a caixa manual de seis velocidades, mas a meio de 2022 será adicionada à gama uma opção automática.

Já no segundo semestre de 2022 será lançada a eCitan. Previsivelmente, o prefixo “e” traduz-se na variante 100% elétrica e que nos dará um vislumbre do futuro de todos os seus veículos comerciais.

Descubra o seu próximo carro:

A Mercedes diz mesmo que o novo Citan foi o seu último veículo comercial totalmente novo a incorporar motores de combustão. Todos os próximos desenvolvidos de raíz serão apenas e só elétricos.

Já disponível para encomenda

As primeiras entregas da nova geração do Mercedes-Benz Citan estão previstas acontecer no final deste mês de novembro, mas já é possível encomendar a nova proposta alemã. Os preços também já são conhecidos. Para saber quais são basta seguir a ligação abaixo:

VEJAM TAMBÉM: Novo Mercedes-Benz Citan chega em novembro e já tem preço

Nova Mercedes-Benz Citan (2022). Conduzimos a «prima» alemã da Renault Kangoo

Primeiras impressões

Data de comercialização: Novembro 2021