Notícias Toyota GR Yaris mais “hardcore” a caminho? Sim!

Fotos-espia

Toyota GR Yaris mais “hardcore” a caminho? Sim!

Como se o GR Yaris já não fosse "hot" o suficiente, os senhores da Toyota Gazoo Racing parecem ter planos mais radicais para ele.

Fotos-espia Toyota GR yaris GRMN
© Razão Automóvel

O Toyota GR Yaris é uma máquina demoníaca, em contraciclo à maioria das outras que são lançadas hoje em dia, cada vez mais refinadas e polidas, com pontaria afinada ao coração dos petrolheads.

Mas apesar de todas as críticas muito positivas — incluindo a nossa, cujo teste em vídeo foi recentemente galardoado com o título de “melhor filme jornalístico” em 2021 pelo International Motor Film Awards —, parece haver ainda potencial para extrair deste especial de homologação.

E agora, no circuito de Nürburgring, estamos a ver, aparentemente, a concretização disso mesmo, onde foi apanhado um Toyota GR Yaris com várias e exageradas modificações.

VEJAM TAMBÉM: GR Yaris Rally1. Vejam e oiçam a nova máquina da Toyota para o WRC
Toyota GR Yaris GRMN fotos-espia
© Razão Automóvel

És tu, GR Yaris GRMN?

Os rumores dizem que este exuberante protótipo de testes será o futuro GR Yaris GRMN, a especificação mais alta na hierarquia definida pela Toyota Gazoo Racing: GR Sport, GR e GRMN (Gazoo Racing tuned by “Meister of Nürburgring”). E que por norma significa um modelo de produção limitada, tal e qual aconteceu com o anterior Yaris GRMN.

Ainda não estamos em condições de confirmar de que adotará, efetivamente, a designação GRMN, mas seja qual for o nome escolhido, promete incrementar as já elevadas capacidades dinâmicas e de performance do GR Yaris a um novo patamar.

O que salta à vista nestas fotos-espia é o aparato aerodinâmico deste protótipo. Na frente podemos ver a adição de “canards”, de lado há uma saída de ar logo a seguir às rodas dianteiras e atrás temos uma exuberante asa traseira. A distância ao solo parece também ter sido reduzida, o que nos leva a assumir que terá um chassis revisto.

De momento não é possível saber se este GR Yaris hardcore irá receber ou não modificações mecânicas, mas tendo em conta a facilidade com que se extraem 300 cv do pequeno três cilindros em linha de 1,6 l, como temos visto em várias preparações, não nos surpreenderia que este “aparato” não viesse acompanhado com um “boost” de potência e binário.

Não é a primeira vez que este GR Yaris hardcore é “apanhado” pelas objetivas dos fotógrafos, mas agora parece estar mais próximo de chegar à produção que nunca.

Toyota GR Yaris GRMN fotos-espia
© Razão Automóvel

Por fim, as nossas fontes dizem que o piloto que estava ao volante quando estas fotos-espia foram tiradas era José-Maria López. Trata-se do piloto argentino da Toyota Gazoo Racing que este ano conquistou as 24 Horas de Le Mans com o GR010!