Notícias Já se pode comprar o Tweel da Michelin, nos EUA

Pneus

Já se pode comprar o Tweel da Michelin, nos EUA

O Tweel da Michelin já está em desenvolvimento há 10 anos. O "pneu" sem ar já pode ser comprado nos EUA, mas ainda não para automóveis.

Pneus que não furam ou rebentam parecem cada vez menos cenário de ficção científica e cada vez mais uma realidade. O Tweel da Michelin foi dos primeiros “pneus” sem ar a ser conhecidos, e durante a década seguinte, já reportámos sobre propostas semelhantes, com diferentes designs, de outros construtores como a Bridgestone ou a Goodyear.

Mas até agora, todas estas propostas não têm saído da fase de protótipo. Ainda não podemos comprar um conjunto de “pneus” sem ar — e será que ainda lhes podemos chamar de pneus? —, mas a Michelin acaba de dar um passo decisivo nesse sentido — verdade seja dita, não foi a primeira —, ao colocar em comercialização o Tweel, criando, no processo, uma nova divisão chamada de Michelin Tweel Technologies.

Ainda não o podemos comprar para o nosso automóvel, mas já se encontra disponível para os chamados UTV (Utility Task Vehicle), veículos off-road semelhantes aos ATV, mas com os ocupantes sentados lado a lado, como num automóvel, com capacidade até seis lugares.

Michelin X Tweel UTV

X Tweel

O X Tweel UTV apresenta como vantagem absoluta o facto de não furar — especialmente útil para tiradas fora de estrada —, evitando também levar pneu suplente, macaco e chave. E como a roda deforma na sua parte inferior — a que está em contacto com o solo — acaba por beneficiar a tração na transposição de obstáculos mais difíceis, ao maximizar a área de contacto.

Apresenta-se com 26″ de diâmetro — medida 26x9N14 —, com quatro pernos e furações 4×137 e 4×156, as mesmas que se podem encontrar no Kawasaki Mule, Can-Am Defender ou o Polaris Ranger. A Michelin tem em preparação mais furações, que deverão chegar no final do ano ou no início de 2019, servindo modelos da John Deere, Honda, Kubota e Argo.

Pode ser a solução certa para fora de estrada, mas não para andar muito depressa. O índice de velocidade do Tweel da Michelin é de apenas 60 km/h.

SEGUE-NOS NO YOUTUBESubscreve o nosso canal

Para já, o X Tweel UTV está apenas disponível, para já, nos EUA e o preço não se pode considerar propriamente acessível: cerca de 750 dólares por roda, ou 635 dos nossos euros (!).

Sabe esta resposta?
Qual a potência do Opel Corsa GSI?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Utilitário “racer”? Opel Corsa GSi chega em setembro