Notícias Ficou a faltar uma asa traseira ao novo Countach? Acabou de “ganhar” uma

Design

Ficou a faltar uma asa traseira ao novo Countach? Acabou de “ganhar” uma

Após a revelação do renascido Lamborghini Countach, foram muitos os que deram pela falta da icónica asa traseira que tanto fez pela imagem do original.

2022 Lamborghini Countach LPI 800-4 Ver vídeo

Facto curioso: a asa traseira do Lamborghini Countach só serve para decoração. Foi uma das imagens de marca do superdesportivo italiano, é certo, mas era puro show-off.

Apesar de o parecer, a verdade é que, de aerodinâmico, o Countach tinha pouco. Não só o seu coeficiente de resistência aerodinâmica era elevado (Cx de 0,42), como sofria de excesso de sustentação positiva (lift) no eixo dianteiro.

Colocar uma asa traseira funcional sem alterar a frente para equilibra aerodinamicamente o carro apenas exacerbaria essa indesejável sustentação.

VEJAM TAMBÉM: Lamborghini Countach LPI 800-4. O derradeiro supercarro dos anos 80 chega ao séc. XXI
Lamborghini Countach LP400 S
Foi com o LP400 S, de 1978, que a asa traseira passou a fazer parte do Countach.

Por isso, os engenheiros da Lamborghini redesenharam a asa original — feita originalmente a pedido de um dos seus clientes, mas que se tornaria num dos itens opcionais “obrigatórios” — e anularam o seu ângulo de ataque, tornando-a não funcional (apenas gerava mais atrito aerodinâmico).

Dito isto, é impossível dissociar a asa traseira da mística do Countach. E foram muitos os que verbalizaram a sua ausência durante a revelação do novo Countach no final da semana passada.

Lamborghini Countach LP400 S

Seria apenas uma questão de tempo até alguém usar os seus talentos em foto-montagem e manipulação digital para dar uma asa traseira ao novo Countach capaz de apaziguar os ânimos dos fãs mais acérrimos e foi isso precisamente o que fez Marouane Bembi, do canal TheSketchMonkey.

Bembi não só revelou ser um enorme fã do regressado superdesportivo, como neste seu novo vídeo deu-lhe a tão desejada asa traseira. O resultado final foi o que podem ver abaixo e podem até compará-lo com o novo Countach.

Lamborghini countach render
© TheSketchMonkey
Lamborghini Countach

Ao mesmo tempo, Bembi aproveitou para dar alguns “toques” pessoais ao novo Lamborghini Countach. Talvez o mais visível, além da nova asa traseira, sejam as novas jantes, pedidas “emprestadas” à derradeira evolução do Countach original, o 25th Anniversario — que teve em Horacio Pagani o principal responsável pelo seu desenvolvimento.

Outro aspeto que Bembi alterou foi o posicionamento e orientação dos faróis, colocando-os numa posição mais baixa e com uma orientação mais horizontal, em linha com o Countach original — infelizmente os faróis escamoteáveis não puderam regressar devido aos regulamentos de segurança dos nossos dias.