Notícias Ainda mais ágil. Ford Focus ST Edition aposta tudo no comportamento dinâmico

Apresentação

Ainda mais ágil. Ford Focus ST Edition aposta tudo no comportamento dinâmico

Já muito elogiado pelo seu comportamento dinâmico, o Ford Focus ST tem na versão exclusiva ST Edition a sua interpretação mais superlativa.

Ford Focus ST Edition

Até podemos não ter um Focus RS, mas a Ford não se esqueceu de como “apimentar” o Focus e a prova disso mesmo é o Ford Focus ST Edition, uma versão exclusiva e ainda mais focada na dinâmica do hot hatch da marca norte-americana.

Destinado somente a alguns mercados europeus (não temos indicação de que o português seja um deles), o Focus ST Edition começa por se destacar graças a um conjunto de pormenores estilísticos.

A cor, “Azura Blue”, é exclusiva desta versão na gama Focus, tendo apenas sido vista até agora noutro modelo da marca da oval azul: o Fiesta ST Edition que a estreou. A contrastar com esta pintura encontramos acabamentos em preto gloss na grelha, para-choques, capas dos espelhos e nos spoiler e difusor traseiros.

Ford Focus ST Edition

Mas há mais. As jantes de 19” e cinco raios com pneus Michelin Pilot Sport 4S também são novidade (e ajudaram a reduzir as massas não suspensas) e até os logótipos “ST” foram retocados. Já no interior temos bancos desportivos Recaro forrados parcialmente a couro e pespontos azuis.

A NÃO PERDER: Ford GT “veste-se a rigor” para homenagear os protótipos originais

Dinâmica mais apurada

Apesar da decoração distinta, foi nas ligações ao solo que se concentraram as maiores diferenças do Ford Focus ST Edition para os restantes Focus ST. Para começar recebeu coilovers ajustáveis da KW Automotive e estas ainda receberam uma afinação adicional por parte da Ford Performance.

São 50% mais firmes que a suspensão dos ST “normais”, permitindo reduzir a altura ao solo em 10 mm, sendo ainda possível um ajuste adicional de 20 mm caso o cliente o deseje.

Além disso, o condutor tem ainda à disposição a possibilidade de ajustar a compressão e descompressão do amortecedor em 12 níveis e 15 níveis respetivamente. São tantos os ajustes permitidos que a Ford criou um guia com sugestões de afinações para as mais diversas situações, inclusive para a “obrigatória” visita ao Nürburgring.

Para completar tudo isto o Focus ST Edition conta ainda com um diferencial autoblocante ativo (aka eLSD), vários modos de condução e discos de 330 mm à frente e 302 mm atrás.

LEIAM TAMBÉM: Para “petrolheads”. Ford cria perfume que cheira a gasolina

Mecânica inalterada

Debaixo do capô manteve-se tudo inalterado. Desta forma o Ford Focus ST Edition continua a recorrer ao 2.3 l de quatro cilindros turbo usado pelos restantes Focus ST com 280 cv e 420 Nm. Neste caso a tranmsmissão está exclusivamente a cargo de uma caixa manual de seis relações.

Tudo isto permite-lhe alcançar os 250 km/h de velocidade máxima e cumprir os tradicionais 0 aos 100 km/h em apenas 5,7s.

Exclusivamente disponível na versão de cinco portas, o Ford Focus ST Edition vê o seu preço arrancar no Reino Unido (um dos mercados europeus selecionados) nas 35 785 libras (cerca de 41 719 euros). Para já não há qualquer indicação acerca de quantas unidades do Focus ST Edition a Ford planeia produzir.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi lançada a primeira geração do Ford Puma?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Ainda te lembras dos pequenos coupé dos anos 90?
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Ainda te lembras dos pequenos coupé dos anos 90?