Notícias O Renault 5 Turbo de Enzo Ferrari. Sim, Enzo Ferrari.

Para venda

O Renault 5 Turbo de Enzo Ferrari. Sim, Enzo Ferrari.

É um Renault 5 Turbo muito especial, não só pelo modelo em si, mas pelo historial do seu anterior proprietário, nada mais, nada menos do que Enzo Ferrari.

Renault 5 Turbo

O carro em si, um Renault 5 Turbo, já é bastante especial — concebido originalmente para ralis, o Renault 5 Turbo colocava o motor 1.4 litros de quatro cilindros em posição central traseira, com 160 cv na versão de estrada. Mas esta unidade foi construída para um cliente… especial — Enzo Ferrari.

Sim, o mesmo Enzo Ferrari que estás a pensar — cavalino rampante, gloriosos V12, etc. — em tempos comprou um Renault 5 Turbo.

Não só o comprou, como foi o seu carro em pequenas deslocações por Maranello, juntamente com várias outras máquinas, como um Peugeot 404 ou um Peugeot 504 coupé, desenhado por Pininfarina.

Havia ainda um outro automóvel que era admirado por Enzo Ferrari, o Mini. Enzo tinha grande admiração por Sir Alec Issigonis, o criador do Mini, reconhecendo-lhe todo o mérito e genialidade pela criação do pequeno modelo.

Mais tarde, e provavelmente dando mais valor já ao conforto, Enzo teve ainda um Alfa Romeo 164 e um Lancia Thema 8.32 — este último com um V8 da casa.

O fundador da marca de superdesportivos, não só tinha interesse em modelos desportivos italianos, como tinha especial admiração pelas capacidades do desportivo “utilitário” francês.

Acontece que a unidade, de 1982 e com apenas 27 300 kms, está agora à venda e pode ser tua.

O modelo transpira a cor vermelha por todo o lado, tanto no exterior, como nas jantes, como até mesmo no interior, onde contrasta apenas com a alcatifa da parte inferior em azul. Destaque também para todo o tablier forrado a napa da mesma cor.

No ano 2000, este Renault 5 Turbo regressou a casa, à Renault Sport, para ser completamente revisto, apesar da reduzida quilometragem e do bom estado de conservação.

RELACIONADO: O autocarro Scuderia Ferrari que transportou Schumacher pode ser teu

Porquê um Renault 5 Turbo?

A magia do Renault 5 Turbo residia no baixo peso — inferior a 1000 kg — com tração traseira e motor de posição central. O motor turbo associado a uma caixa manual de cinco velocidades, conseguia alcançar os 100 km/h em 7,7 segundos, e atingir velocidades máximas de 218 km/h.

Som Ferrari

Enzo Ferrari podia ter colocado um sem número de items de performance no seu Renault 5 Turbo, mas ao invés disso, o patrão da Ferrari não abdicou de um autorádio Ferrari, fabricado pela Pioneer. Foi a única alteração feita. Acreditas?

Renault 5 Turbo
Lá está ele, autorádio Pioneer com o logótipo Ferrari.

Embora o valor não seja anunciado no site do stand de luxo que está a vender o Renault 5 Turbo de Enzo Ferrari, conseguimos apurar que o valor de venda deverá rondar os 80 mil euros. Nada mau, tendo em conta o histórico e o estado geral desta endiabrada máquina dos anos 80.

Convém ainda referir, que está é uma unidade numerada, com placa identificativa da unidade N.º 503.

A NÃO PERDER: Conduzimos o carro mais antigo do Mundial de Ralis (Parte 2)

Fonte: Tom Hartley Jnr

Sabe esta resposta?
Qual a velocidade máxima atingida pelo Mercedes-Benz W125 em 1938?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Mercedes-Benz W125. Um recordista de velocidade a 432,7 km/h em 1938