Notícias Mitsubishi Outlander… Evolution? Rumor diz que vai acontecer

Rumores

Mitsubishi Outlander… Evolution? Rumor diz que vai acontecer

Parece haver nos planos da Mitsubishi um Outlander Evolution para promover o renascimento da Ralliart. Será que vai mesmo acontecer?

Mitsubishi Outlander 2021

O rumor de que a Mitsubishi pode estar a desenvolver um Outlander Evolution teve origem na publicação japonesa Best Car Web, que reuniu as principais novidades que estavam previstas vermos no Salão de Tóquio de 2021 a realizar em outubro.

O salão automóvel japonês, entretanto, foi cancelado (por culpa da pandemia), mas ao que tudo indica, os planos para um Outlander Evolution, não.

A ideia de haver um, ainda que difícil de crer, Outlander Evolution está relacionado com o renascimento da Ralliart , anunciado em maio passado, que é a divisão de competição e alta performance da Mitsubishi e que nos deu um enorme legado de máquinas assombrosas, desde os Lancer Evolution nos ralis, aos Pajero Evolution, que dominaram o Dakar.

VEJAM TAMBÉM: Evolution, não olhes agora. Mitsubishi regressa aos ralis (Ásia-Pacífico) com um… monovolume
Mitsubishi Outlander
Novo Mitsubishi Outlander já se deu a conhecer e a evolução é evidente.

Ou seja, a ideia da Mitsubishi era o de juntar o útil ao agradável, o de promover o renascimento da Ralliart assim como o de introduzir a nova geração do seu SUV no mercado japonês, com a revelação de um Mitsubishi Outlander Evolution.

Com o Salão de Tóquio cancelado já não o veremos por lá, mas segundo a publicação japonesa, o Outlander Evolution irá mesmo acontecer, com o lançamento previsto para junho de 2022, poucos meses após a chegada ao mercado japonês da nova geração do Outlander.

O que podemos esperar?

Previsivelmente não há detalhes sobre esta intrigante versão “musculada” do Outlander. Só parece haver uma certeza: a acontecer, o Outlander Evolution será híbrido plug-in. A nova geração do SUV japonês foi revelada em fevereiro passado na sua versão norte-americana, mas ainda não conhecemos as versões europeia e japonesa.

Mitsubishi Pajero Evolution
Mitsubishi Pajero Evolution. Não seria a primeira vez que veríamos o nome Evolution associado a um veículo muito diferente, ainda que, neste caso, estejamos a falar de um verdadeiro especial de homologação.

No entanto sabe-se que os Outlander japoneses serão exclusivamente híbridos plug-in (o mesmo deverá ser verdade para o Outlander europeu), o que não acontece com o Outlander norte-americano. Por isso, fazendo jus a isso mesmo, não seria de esperar outra coisa que não um SUV de alta performance híbrido plug-in.

Apesar da nova geração do Outlander derivar de uma plataforma da Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi, o sistema híbrido plug-in que o equipa (e que tornou o Outlander no híbrido plug-in mais vendido na Europa durante largos anos) continuará a ser de origem Mitsubishi.

O sistema é constituído por dois motores elétricos, um por eixo, contando ainda com um motor de combustão interna à frente ao qual está acoplado um terceiro motor elétrico, que serve de gerador. Existe uma bateria, mas a função do motor de combustão é, principalmente, a de servir também de gerador para alimentar os dois motores elétricos de tração.

Mitsubishi Evolution
“Classic Evo…”

Recentemente tivemos oportunidade de experimentar este sistema no muito renovado Mitsubishi Eclipse Cross por terras lusas:

TÊM DE VER: Mitsubishi Eclipse Cross PHEV. Já conduzimos o novo SUV híbrido plug-in em Portugal

No caso do Outlander Evolution, para fazer jus ao nome, é de esperar que, caso seja revelado, traga muitos mais quilowatts (kW) ou cavalos de potência do que os perto de 190 cv que vimos no Eclipse Cross.