Notícias Mitsubishi Ralliart de volta. Regresso à competição no horizonte?

Oficial

Mitsubishi Ralliart de volta. Regresso à competição no horizonte?

Depois de ter sido encerrada em 2010, a Ralliart, a divisão de competição e alta performance da Mitsubishi, está de volta.

Mitsubishi Lancer EVO WRC

A Mitsubishi acaba de anunciar o renascimento da Ralliart, a sua divisão de competição e alta performance que tinha sido encerrada em 2010, uma consequência, também, da crise financeira de 2008.

Na altura, Masao Taguchi, o seu responsável, dizia que “devido à mudança repentina da situação económica no ano anterior, as circunstâncias comerciais que rodeiam a empresa mudaram radicalmente”.

Era o fim de um departamento com 25 anos de história e com cartas dadas no mundial de ralis e no Dakar, onde a Mitsubishi continua a ser a marca com mais triunfos de sempre: 12.

A NÃO PERDER: Mitsubishi Evo VI Tommi Makinen Edition vendido por valor recorde
Mitsubishi Pajero Dakar
Mitsubishi já venceu o Ralo Dakar por 12 ocasiões.

Desde 2010, a utilização do nome Ralliart foi reduzida a quase nada e resumiu-se a alguns componentes de personalização aftermarket derivados da competição para os modelos de produção.

A somar a isto, em Itália, a chama da Ralliart foi mantida viva com a participação no mundial de produção e em 2016, a Mitsubishi Espanha chegou mesmo a correr o campeonato espanhol de ralis de asfalto com um Lancer Evo X.

baja-portalegre-500-mitsubishi-outlander-phev
Mitsubishi Outlander PHEV que entrou na Baja de Portalegre de 2015.

Agora, durante a conferência de apresentação dos resultados financeiros de 2020, a marca dos três diamantes confirmou que vai fazer “renascer a marca Ralliart” e, curiosamente, até deu para ver a imagem do Mitsubishi Outlander PHEV usado na Baja de Portalegre de 2015.

LEIAM TAMBÉM: Mitsubishi Pajero Evolution. Feito para vencer, literalmente.
Mitsubishi Lancer EVO VI
Mitsubishi Evo VI Tommi Makinen Edition

Os detalhes acerca deste renascimento da Ralliart são muito escassos, mas os media japoneses já avançam com um possível regresso à competição e citam Takao Kato, presidente e diretor executivo da Mitsubishi Motors, para o confirmar: “Para os clientes que querem experimentar a singularidade da Mitsubishi, estamos a considerar instalar acessórios genuínos na nossa linha de modelos e participar em desportos motorizados”.

RELACIONADO: Novo Mitsubishi Outlander. Tudo o que precisas de saber

As comparações com a “rival” GAZOO Racing, da Toyota, são inevitáveis e podemos ver a Mitsubishi a querer seguir uma estratégia comercial semelhante. Contudo, e numa altura em que a marca nipónica está quase totalmente focada nos SUV, um regresso ao WRC parece ser altamente improvável.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi lançado o Mitsubishi i-MIEV?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

11 anos depois Mitsubishi desliga a ficha ao i-MIEV
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

11 anos depois Mitsubishi desliga a ficha ao i-MIEV