Notícias Confirmado. Fim da linha para o Audi A1 será nesta geração

Chega ao fim

Confirmado. Fim da linha para o Audi A1 será nesta geração

O Audi A1 é a mais recente vítima da norma Euro 7 e da eletrificação. Custos elevados ditam o fim do modelo nesta geração.

Audi A1 Sportback

Já o tínhamos dito há cerca de cinco meses e agora temos confirmação oficial: o Audi A1 não vai ter sucessor.

A confirmação foi feita por Markus Duesmann, diretor executivo da Audi, numa longa entrevista à Automotive News. Quando questionado sobre se a norma Euro 7 ia ditar o fim do A1 e do A3, o “patrão” da marca dos quatro anéis foi peremptório.

Vai depender muito do objetivo final do Euro 7. Sabemos que no futuro será muito difícil oferecer motores de combustão nos segmentos menores, porque os custos vão aumentar. Portanto, não teremos sucessor do A1.

Markus Duesmann, diretor executivo da Audi
A NÃO PERDER: Sphere vezes três. Audi antecipa futuro autónomo com três protótipos
Audi A1 Sportback
Audi A1 Sportback

O futuro do A1 já tinha sido colocado em causa por Duesmann no início deste ano. Na altura, disse: “No segmento do A1, temos algumas outras marcas que atuam lá e têm muito sucesso, com uma produção muito alta, por isso colocamos em causa o futuro do A1”.

Contudo, isto não quer dizer que a marca de Ingolstadt vá deixar de ter um modelo de entrada de gama abaixo do A3. E essas honras deverão caber — sem surpresas — a um SUV, o Q2.

Audi Q2 2021
Audi Q2

“Certamente ofereceremos o Q2 e similares (…) Esse pode ser o nosso novo nível de entrada; podemos não fazer nenhum modelo mais pequeno”, explicou Markus Duesmann em fevereiro deste ano.

LEIAM TAMBÉM: A bordo do novo Audi RS 3. Até é capaz de “andar de lado”

Outra das possibilidades passa pelo lançamento de um novo A2, agora 100% elétrico, uma possibilidade que já tinha sido explorada há cerca de dois anos quando foi revelado o protótipo AI:ME.

Audi A2
Audi A2

E sobre esse possível regresso, em fevereiro, Duesmann confessou: “Talvez não exatamente com esse design, mas eu gosto do A2. Certamente, discutimos o A2 também. Portanto, pode ser um A2 ou um ‘E2’, ou um A3 ou um ‘E3’. De momento está em cima da mesa”.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi lançado o primeiro Audi TT (geração 8N)?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Audi TT. Vencedor do troféu Carro do Ano 1999 em Portugal