Notícias Porque não chamaram Dino ao novo Ferrari 296 GTB?

Arranque a Frio

Porque não chamaram Dino ao novo Ferrari 296 GTB?

Os Dino 206 GT e 246 GT também tinham um V6, mas o novo 296 GTB é considerado pela Ferrari como o seu primeiro modelo de estrada a vir equipado com um.

Ferrari 296 GTB

Até o próprio (e falecido) Sergio Marchionne, quando liderou a Ferrari (2014-2018), chegou a prometer um novo Dino com motor V6. Mas agora que o 296 GTB foi revelado, Enrico Galliera, diretor comercial da Ferrari, diz que nunca consideraram esse nome para o inédito superdesportivo V6 da marca italiana.

Isto porque o primeiro Dino 206 GT (1968), apesar de ter sido desenvolvido e produzido pela Ferrari, não era considerado um, nem pela própria; podíamos ler na brochura do modelo “Pequeno, brilhante, seguro… quase um Ferrari”.

As razões para tal foram resumidas pelo próprio Galliera, em declarações à Autocar:

"É verdade, existem algumas semelhanças — sobretudo o motor. Mas o Dino não trazia o símbolo da Ferrari, porque foi desenvolvido para atrair novos clientes, entrar num novo segmento e a Ferrari acedeu a alguns compromissos em dimensões, espaço, performance e preço."

Enrico Galliera, diretor comercial da Ferrari
VEJAM TAMBÉM: 296 GTB. Primeiro Ferrari de produção com motor V6 é um híbrido plug-in
Dino 206 GT, 1968
Dino 206 GT, 1968

Galliera conclui que o 296 GTB, por outro lado, “é um verdadeiro Ferrari”, muito mais potente e com outro tipo de aspirações.

O legado do Dino não foi esquecido pela marca, que hoje em dia abraça-o como qualquer outro Ferrari, mesmo não ostentando o símbolo do cavalinho rampante.


Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 8h30 da manhã. Enquanto bebe o seu café ou ganha coragem para começar o dia, fique a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.

Sabe esta resposta?
O V6 dos Dino 206 GT e 246 GT foi também usado por qual destes modelos?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Fiat Dino Spider: belo e com coração Ferrari
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Fiat Dino Spider: belo e com coração Ferrari