Notícias Porsche prepara baterias que carregam em 15 minutos

Elétricos

Porsche prepara baterias que carregam em 15 minutos

Através de uma joint-venture com a empresa alemã Customcells, a Porsche prepara-se para criar baterias capazes de serem recarregadas em 15 minutos.

Imaginem este cenário: vão a viajar num Porsche Taycan e as baterias estão quase descarregadas. Por enquanto, essa situação é sinónimo de uma espera de cerca de 22,5 minutos num posto de carga rápido de 800V com uma potência máxima de 270 kW (e apenas para repor até 80% das baterias).

É verdade que estes são valores já impressionantes, contudo não parecem satisfazer a Porsche, que através de uma joint-venture com a empresa alemã Customcells (especializada em células de iões de lítio) prepara-se para produzir baterias com uma densidade energética mais alta do que aquelas que atualmente usa.

A meta passa por criar baterias com novas células (mais densas) que permitam reduzir o tempo de carregamento para os 15 minutos. Além dos menores tempos de carregamento, as baterias com maior densidade permitem reduzir a quantidade de matérias-primas necessária para produzir as baterias e diminuir os custos de produção das mesmas.

A NÃO PERDER: Porsche bate recorde no Nürburgring com “super-Cayenne”
Baterias Porsche
A bateria mais potente atualmente usada pelo Taycan Turbo S oferece 93,4 kWh de capacidade. O objetivo passa por melhorar estes valores.

Originalmente destinadas aos modelos da Porsche, estas baterias podem, segundo o Diretor Executivo da marca alemã, Oliver Blume, chegar aos modelos de outras marcas do Grupo Volkswagen, nomeadamente da Audi e Lamborghini.

joint-venture

Sediada em Tübingen, na Alemanha, esta joint-venture será detida em 83,75% pela Porsche. Inicialmente a “força de trabalho” será composta por 13 funcionários sendo que, até 2025, esse número deverá crescer para os 80 funcionários.

O objetivo passa por assegurar que a nova fábrica, localizada nos arredores de Estugarda, produza anualmente 100 Megawatt-hora (MWh), um valor suficiente para produzir células para as baterias de 1000 automóveis desportivos 100% elétricos.

As células das baterias são as câmaras de combustão do futuro.

Oliver Blume, Diretor Executivo da Porsche

Representando um investimento de várias dezenas de milhões de euros por parte da Porsche, este projeto conta ainda com o apoio do governo federal alemão e do estado alemão de Baden-Württemberg, que vão investir cerca de 60 milhões de euros.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi revelado o protótipo Porsche C88?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Este foi o “Dacia Logan” da Porsche para a China
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Este foi o “Dacia Logan” da Porsche para a China