Notícias Um dos cinco Pagani Zonda Revolucion vai a leilão. Quantos milhões vai render?

Leilões

Um dos cinco Pagani Zonda Revolucion vai a leilão. Quantos milhões vai render?

Criado para ser usado apenas em pista, o Revolucion é uma das versões mais extremas do Pagani Zonda. Agora, um dos cinco exemplares construídos prepara-se para "mudar de mãos".

Pagani Zonda Revolucion

O Pagani Zonda é especial. É certo que atualmente o cartão de visita da marca fundada por Horacio Pagani é o Huayra, mas o Zonda continua a ter um “cantinho” especial no coração de qualquer petrolhead.

Apresentado ao mundo no Salão de Genebra de 1999, o Zonda já conheceu inúmeras versões, a última das quais em 2019, a HP Barchetta, criada para assinalar os 60 anos de Horacio Pagani e os 18 anos da marca italiana.

Mas se essa é a versão mais exclusiva de sempre do Zonda — foram produzidos apenas três exemplares, cada um a custar 15 milhões de euros… — a que vos trazemos aqui surge logo a seguir. Trata-se do Zonda Revolucion, um hiperdesportivo para uso exclusivo em pista.

A NÃO PERDER: Caixa manual, V12 atmosférico e 850 cv. A fórmula mágica do Pagani Huayra R
Pagani Zonda Revolucion

Apresentado em 2013, o Pagani Zonda Revolucion só viu produzidos cinco exemplares, cada um com um preço base a rondar os 2,4 milhões de euros. Agora, uma dessas unidades prepara-se para ir a leilão pela “mão” da BH Auction.

A carroçaria em fibra de carbono e o impressionante “pacote” aerodinâmico não passam despercebidos, mas é o motor V12 que anima este modelo que mais atenções capta. Trata-se de um bloco V12 de 6.0 litros — uma evolução do que encontramos no Zonda R — que produz 800 cv e 730 Nm de binário máximo.

LEIAM TAMBÉM: Huayra Roadster BC Supernova. Um Pagani que brilha mais que as estrelas
Pagani Zonda Revolucion

Este motor de 12 cilindros — de origem AMG — surge associado a uma caixa sequencial de seis velocidades que consegue passagens de caixa de apenas 20 milissegundos.

A Pagani nunca anunciou prestações oficiais para este modelo, mas na sua apresentação, Horacio Pagani descreveu-o como “o Pagani mais rápido de sempre”. Não é um mau cartão de visita, pois não?

A NÃO PERDER: Lewis Hamilton. “Pagani Zonda é um carro terrível de conduzir!”

Equipado com um sistema de DRS (Drag Reduction System) na asa traseira — semelhante ao que encontramos nos carros de Fórmula 1 atuais —, que pode assumir ângulos diferentes para gerar mais ou menos carga descendente, o Pagani Zonda Revolucion conta ainda com um sistema de travagem Brembo derivado da Fórmula 1.

Não faltam, por isso, motivos de interesse a este “monstro” italiano, que promete render uma fortuna em leilão. A leiloeira responsável pela venda não avança qualquer estimativa, mas a avaliar pelas vendas recentes do Zonda, não será de estranhar que este exemplar “troque de mãos” por mais de 4,5 milhões de euros.

Sabe esta resposta?
Qual a potência do Pagani Huayra Tricolore?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Pagani Huayra Tricolore. A homenagem aos ases dos ares
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Pagani Huayra Tricolore. A homenagem aos ases dos ares