Notícias Este Pagani Zonda foi o presente para um miúdo de 9 anos

Video

Este Pagani Zonda foi o presente para um miúdo de 9 anos

O Pagani Zonda 760 Oliver Evolution é o presente de aniversário de um pai para o seu filho, que tem apenas nove anos de idade.

Pagani Zonda 760 Oliver Evolution

O Pagani Zonda deixou de ser produzido oficialmente em 2011. Tal não foi impedimento para que o sr. Horacio Pagani continuasse a aceitar encomendas para o seu superdesportivo, criando versões únicas para os seus clientes mais abastados.

É dessa forma que nos deparamos com a série 760 do Zonda, toda ela constituída por modelos únicos, definidos e configurados aos gostos e desejos de cada cliente. O primeiro Zonda 760 surgiu em 2012, e desde então um total de sete Zonda 760 foram concebidos. É neste restrito grupo que encontramos, por exemplo, o Pagani Zonda 760 LH, com as duas letras finais a serem uma referência ao seu proprietário, o campeão de Fórmula 1 Lewis Hamilton.

Em 2016 foi produzido o mais recente exemplar da série, o Zonda 760 Oliver Evolution. Este exemplar tem a particularidade de ter sido encomendado por um colecionador japonês, para o seu filho de apenas nove anos. Segundo o pai, será o presente de aniversário para o seu filho quando este chegar aos 18 anos de idade. Outras realidades…

Tal como os restantes Pagani Zonda 760, este exemplar traz um grandioso V12 naturalmente aspirado, com 7.3 litros de capacidade, cortesia dos senhores da AMG. Debita 760 cv (a origem do nome) às 8000 rpm e o binário é de 779 Nm às 4500 rpm. Pouco ou nada mais se sabe sobre as suas performances, mas os modelos 760 são considerados os Zonda mais rápidos devidamente homologados para andar na via pública.

A mãe de todas as asas

Sim, é mesmo um Pagani Zonda road-legal, apesar de vir equipado com a “mãe de todas as asas”. É talvez a mais complexa e exuberante asa a equipar um Zonda.

São na realidade duas asas traseiras, à qual se junta uma terceira mais pequena (central) e ainda apresenta uma barbatana dorsal, semelhante à que podemos encontrar nos protótipos que correm em Le Mans. O objetivo de tal aparato é, claro, gerar o máximo de downforce.

Na edição deste ano do Goodwood Festival of Speed foi possível ver este exemplar único de um carro já de si muito especial. Fiquem com o video:

Sabe esta resposta?
Qual o nome do primeiro todo-o-terreno da Lamborghini?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Lamborghini LM002. O «touro indomável» de Sant’Agata Bolognese