Notícias Mercedes só desiste dos motores de combustão quando deixarem de ser viáveis

Motores

Mercedes só desiste dos motores de combustão quando deixarem de ser viáveis

Ola Källenius, diretor-geral da Daimler, revelou que a nostalgia não será problema na hora de abraçar por completo a eletrificação.

Mercedes-Benz S 400 d W223

Ola Källenius, diretor-geral da Daimler — empresa-mãe da Mercedes-Benz —, confirmou que a empresa alemã vai continuar a produzir motores de combustão interna enquanto eles forem comercialmente viáveis, mas que estará pronta para mudar totalmente para a eletrificação assim que isso fizer sentido.

No Future of the Car Summit anual do Financial Times, Källenius abordou os planos da Mercedes-Benz para o motor de combustão interna e falou dos desafios que aí vêm.

“Na jornada rumo às emissões zero (…) vamos chegar a um ponto em que a (as economias de) escala vão mudar, onde a propulsão elétrica será a propulsão dominante, e eventualmente vamos perder a escala na combustão”, disse o executivo sueco.

A NÃO PERDER: Confirmado! Só motores de 4 cilindros para o novo Mercedes Classe C (W206). Até os AMG
Ola Kaellenius CEO Mercedes-Benz
Ola Källenius, CEO da Mercedes-Benz, durante a apresentação da app Mercedes me

“É bom, então, que do ponto de vista do ativo, o investimento monetário esteja no passado. De um ponto de vista económico, podes usar esses ativos tanto tempo quanto o mercado o permita e enquanto isso faça sentido”, acrescentou Källenius.

A avaliar pelos comentários do “patrão” da Mercedes-Benz, podemos afirmar que a marca de Estugarda estará muito mais interessada no continuar do desenvolvimento dos motores de combustão atuais, de forma a cumprir as futuras normas Euro 7, do que investir substancialmente no desenvolvimento de unidades novas. A “rival” Audi já anunciou planos semelhantes.

RELACIONADO: A Daimler vai passar a chamar-se apenas Mercedes-Benz. Porquê?
Motor M 256
M 256, o seis em linha da Mercedes

“É por isso que não escolhemos um ponto , mas quando uma nova tecnologia chega, há um ponto em que o crescimento exponencial é tão rápido que acaba por acontecer por conta própria. Quando esse ponto chegar, estaremos prontos e não vamos hesitar, por razões de nostalgia, em mudar para a nova tecnologia a 100%”.

A Daimler, que já transformou a Smart numa marca totalmente elétrica, juntou-se à Geely para desenvolver motores de combustão para serem usados por modelos híbridos. Recorde-se que a Geely não só detém 9,7% da Daimler, como tem uma parceria global (joint venture 50-50) para operar e desenvolver a Smart a nível global.

LEIAM TAMBÉM: Daimler junta-se à Geely para desenvolver motores de combustão interna
Daimler e Geely joint venture
Os dois homens por detrás da joint venture que definiu o futuro da Smart: Li Shufu (à esquerda), da Geely, e Dieter Zetsche (à direita), o antecessor de Ola Källenius na Daimler.

“Com a Geely, temos uma parceria muito boa. Os projetos que fazemos têm uma lógica clara: todos ganham. Se ambos os lados puderem vencer numa base económica e técnica, nós vamos em frente”, disse Källenius.

“O efeito de escala de fazer isso juntos foi mais inteligente do que fazê-lo sozinho, especialmente numa década de transformação, quando parte do volume é deslocado para a eletrificação”, acrescentou.

Sabe esta resposta?
Qual a potência máxima cominada do Mercedes-Benz GLC 300 de 4MATIC?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Testámos o Mercedes-Benz GLC 300 de. Compensa eletrificar o Diesel?