Notícias China. Mercedes-Maybach Classe S recebe motor de 6 cilindros, para pagar menos impostos

Salão de Xangai 2021

China. Mercedes-Maybach Classe S recebe motor de 6 cilindros, para pagar menos impostos

Como que a confirmar que o mercado chinês é "um mundo à parte", o Mercedes-Maybach Classe S vai ser vendido por lá com um motor de seis cilindros em linha.

Mercedes-Maybach S480

O Salão de Xangai 2021 continua a dar que falar. Desta vez, a notícia é o Mercedes-Benz Maybach Classe S e o facto de ter recebido o motor mais pequeno da sua gama.

Originalmente lançado apenas com motor V12 (estes exclusivos desta submarca) e V8, o topo de gama alemão aderiu à “moda” do downsizing, recebendo um seis cilindros em linha de 3,0 l de capacidade, mas só para o mercado chinês.

Designado por Mercedes-Maybach S 480, apesar de estar a ser indicada como exclusiva para o mercado chinês, há quem diga que existe uma possibilidade de chegar a outros mercados, mas como S 450.

A NÃO PERDER: Maybach. 100 anos à procura da perfeição
Mercedes-Maybach S480

A razão de ser desta versão específica para o mercado chinês prende-se com a fiscalidade automóvel que por lá existe. Tal como acontece em Portugal, a China também taxa a cilindrada do motor e a diferença de tributação entre cada escalão é substancial. O motor V8 do Mercedes-Maybach Classe S, a roçar os 4000 cm3, está num escalão acima do deste S 480, que fica abaixo dos 3000 cm3, justificando a opção por esta motorização.

É uma forma de a Mercedes-Maybach também manter o domínio absoluto do segmento de luxo na China. É o principal mercado deste modelo, com vendas na casa das 8-9 mil unidades por ano, com a restante concorrência — Rolls-Royce e Bentley — a ficar-se apenas pelas dezenas ou pouco mais de 100 unidades vendidas por ano.

VEJAM TAMBÉM: Na China, o Mercedes-Benz CLS pode ser comprado com um pequeno 1.5 Turbo

Menos motor, o mesmo luxo

Debaixo do capô do Mercedes-Maybach S 480 surge o mesmo seis cilindros em linha já usado pelo Mercedes-Benz Classe S 450. Ou seja, o já mencionado 3.0 l a gasolina que surge associado a um sistema mild-hybrid e que debita 367 cv e 500 Nm.

Com tração integral, o S480 vê o seu peso e dimensões extra face ao “irmão” da Mercedes-Benz prejudicarem-no no campo da performance. Desta forma, os 0 aos 100 km/h são cumpridos em 5,8s (face aos 5,1s do S450) enquanto a velocidade máxima está limitada aos 250 km/h.

Mercedes-Maybach S480 (3)
A NÃO PERDER: Testámos o Mercedes-Maybach GLS 600. Superluxo em forma de SUV

Já nos campos do luxo e da oferta de equipamento o Mercedes-Maybach Classe S continua a ser referencial, não “acusando” o facto de contar com um motor bem mais pequeno do que seria de esperar.

Único Mercedes-Maybach Classe S disponível, para já, na China, este custa 1 458 000 renmimbi (ou yuan), cerca de 186 268 euros.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi revelado o Mercedes-Benz 190 (W201)?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Mercedes-Benz 190 (W201), antecessor do Classe C, celebra 35 anos