Notícias Volvo e NVIDIA reforçam parceria para condução autónoma

Tecnologia

Volvo e NVIDIA reforçam parceria para condução autónoma

Ao expandir a parceria com a NVIDIA, a Volvo Cars vai utilizar a tecnologia que reforça o processamento computacional necessário para a condução autónoma.

Depois de em 2018 a Volvo Cars ter anunciado que iria utilizar a tecnologia NVIDIA DRIVE Xavier SoC nos modelos baseados na plataforma SPA2, a marca sueca veio agora reforçar a parceria com a NVIDIA.

Desta forma, a Volvo vai poder recorrer à tecnologia NVIDIA DRIVE Orin system-on-a-chip (SoC), tecnologia crucial para oferecer condução autónoma à próxima geração de automóveis Volvo.

Como bem sabem, um dos pré-requisitos para a condução autónoma é a larga capacidade de processamento e é precisamente isso que esta tecnologia oferece.

A NÃO PERDER: Volvo usa grua para largar carros novos de uma altura de 30 metros. Porquê?
Volvo parceria NVIDIA

No total, a plataforma computorizada de inteligência artificial NVIDIA DRIVE Orin é capaz de operar 254 tera (ou 254 triliões) de operações por segundo (TOPS)! Este sistema vai funcionar em conjunto com o software desenvolvido pela Volvo e pela Zenseact.

Objetivo? Ser pioneiros

Com esta parceria, a Volvo Cars pretende ser o primeiro fabricante a usar este sistema na sua nova geração de modelos, modelos esses que serão baseados na plataforma SPA2. Quanto ao primeiro modelo dessa geração, será o novo XC90 que chega em 2022.

Acerca desta aposta, Henrik Green, Diretor de Tecnologia da Volvo, afirmou: “Acreditamos nas parcerias com as principais empresas mundiais de tecnologia para construir os melhores automóveis Volvo. Com a ajuda da tecnologia NVIDIA DRIVE Orin, podemos elevar ainda mais a segurança na nossa próxima geração de automóveis”.

Volvo XC90
O sucessor do XC90 chega em 2022 e já vai beneficiar da reforçada parceria entre a Volvo e a NVIDIA.
A NÃO PERDER: Volvo. “Precisamos de mais SUV e menos carrinhas e sedãs”

Quanto à unidade de processamento NVIDIA DRIVE Xavier, esta vai ter como função gerir as funcionalidades chave do veículo — software, gestão energética e assistência ao condutor — funcionando em conjunto com sistema NVIDIA DRIVE Orin.

Sabe esta resposta?
Qual é a capacidade da bagageira do Volvo XC40?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Volvo XC40 T2 (129 cv). Testámos o SUV mais acessível da marca sueca