Indústria

Parceria entre a Volvo e a NVIDIA. O que andam a fazer?

A Volvo e a NVIDIA vão desenvolver em conjunto soluções tecnológicas para os futuros carros suecos, que assentarão sobre uma nova plataforma.

Para não perder o comboio da condução autónoma são muitas as marcas que ultimamente se têm associado a empresas do setor informático. A mais recente a juntar-se a esse grupo foi a Volvo que se associou à NVIDIA para desenvolver as unidades centrais computorizadas que irão equipar a próxima geração de modelos da marca.

O computador central que as duas empresas vão desenvolver em conjunto vai ter como base a tecnologia NVIDIA’s DRIVE AGX Xavier e o uso desta tecnologia permitirá à Volvo implementar uma nova plataforma tecnologicamente avançada, a SPA 2 (Scalable Product Architecture 2). Os primeiros modelos da marca sueca a usufruírem da nova tecnologia só devem chegar ao mercado no início da próxima década.

Não é a primeira vez que as duas empresas trabalham em conjunto. Já no ano passado a Volvo e a NVIDIA iniciaram uma parceria para desenvolver sistemas de software para a condução autónoma.

VÊ TAMBÉM: Os sistemas de condução automatizada são seguros? A Euro NCAP responde

Nova plataforma abre caminho à condução autónoma

A Volvo justifica a parceria com a NVIDIA com a necessidade de aumentar a capacidade computorizada dos seus futuros modelos para poder avançar para a condução autónoma, com o intuito de introduzir no mercado veículos totalmente autónomos dentro de poucos anos.

“Para introduzir a condução autónoma no mercado será necessário um aumento da capacidade computarizada das viaturas em conjunto com avanços constantes no capitulo da inteligência artificial. O nosso acordo com a NVIDIA será uma peça importante deste puzzle e irá ajudar a apresentar aos nossos clientes, de uma forma segura, a condução completamente autónoma.”

Håkan Samuelsson, presidente e CEO da Volvo Cars.

A plataforma SPA 2 vem substituir a que é usada nos modelos 90 e 60 da marca (a SPA). Em relação à SPA, a SPA 2 traz novas tecnologias em áreas como a eletrificação, conectividade e condução autónoma, para a qual o computador central que a marca sueca vai desenvolver em conjunto com a NVIDIA tem um papel crucial, principalmente no que diz respeito à forma como as atualizações de software se irão realizar.

Subscreve o nosso canal de Youtube.

Sabes responder a esta?
Em qu ano foi apresentado o Volvo 440?
Não acertaste.

Mas podes descobrir a resposta aqui:

Lembras-te do Volvo 440? Comemora 30 anos de existência!

Mais artigos em Notícias

Os mais vistos