Notícias SUV BZ4X dá o mote para a nova submarca de elétricos da Toyota

Teaser

SUV BZ4X dá o mote para a nova submarca de elétricos da Toyota

O SUV BZ4X da Toyota será o primeiro de uma ofensiva elétrica que se traduzirá num total de seis novos modelos.

Toyota BZ teaser

A Toyota vai apresentar no próximo dia 19 de abril, no Salão de Xangai, na China, o primeiro modelo 100% elétrico da BZ, acrónimo de Beyond Zero (além do zero), submarca da fabricante nipónica dedicada exclusivamente aos elétricos.

Mas enquanto a estreia oficial não acontece, a marca do país do sol nascente acaba de mostrar a primeira imagem do modelo, ainda sob a forma de um “teaser” que apenas nos permite antecipar o formato da dianteira.

De acordo com a L’Argus, este primeiro modelo da submarca BZ vai chamar-se BZ4X e terá o tamanho aproximado de um Toyota RAV4.

A NÃO PERDER: Este é o novo Toyota GR 86. Alguém pediu um desportivo à «moda antiga»?
Plataforma e-TNGA Toyota

Este será o primeiro modelo de uma ofensiva elétrica que se vai traduzir num total de seis novos modelos elétricos, pelo que não é de estranhar que a Toyota já tenha registado também as denominações BZ1, BZ2, BZ2X, BZ3, BZ4, BZ4X e BZ5 (o X serve para identificar as versões com tração integral).

A NÃO PERDER: Toyota GR 86 ou Toyota GR Supra (4 cilindros). E agora… Qual escolhiam?

Na base deste SUV movido exclusivamente a eletrões estará a nova plataforma e-TNGA, desenvolvida a meias com a Subaru, que também já prepara o seu primeiro modelo derivado desta, que tudo indica que se venha a chamar Evoltis.

Além de nova, esta plataforma é bastante versátil, abrindo possibilidades para modelos elétricos com tração dianteira, traseira ou integral, bem como a um leque vasto de configurações de motores elétricos e capacidades de baterias.

VEJAM TAMBÉM: Toyota Aygo X prologue. Crossover para tomar de assalto o segmento dos citadinos

A referida publicação francesa adianta que a potência deste modelo deve oscilar entre os 110 cv e os 220 cv, sendo que haverá uma versão mais potente, com 300 cv, mais focada na experiência ao volante.

Como referimos acima, a apresentação ao mundo está marcada para o dia 19 de abril, pelo que só nessa altura ficaremos a conhecer todos os segredos do novo 100% elétrico da Toyota, que só deverá chegar ao mercado na primavera de 2022.

Sabe esta resposta?
Qual é a potência do Toyota GR Supra com quatro cilindros?