Notícias E-Pit. Hyundai cria estações de carregamento inspiradas na Fórmula 1

Carregamento rápido

E-Pit. Hyundai cria estações de carregamento inspiradas na Fórmula 1

Denominadas E-Pit, estas estações futuristas de carregamento rápido de elétricos da Hyundai foram inspiradas nos "pit stops" da Fórmula 1.

hyundai-motor-group-s-e-pit-fast-charging-station-2

O Hyundai Motor Group prepara-se para inaugurar, na Coreia do Sul, estações de carregamento rápido para os seus automóveis elétricos, denominadas E-Pit.

Estes postos de carregamento rápido foram inspirados, de acordo com a Hyundai, nos pit stops da Fórmula 1, onde em apenas alguns segundos as equipas de mecânicos conseguem trocar os pneus dos monolugares, numa espécie de “dança” sincronizada, onde cada elemento sabe, ao certo, qual a sua função.

A fabricante sul-coreana inspirou-se neste momento das corridas de Fórmula 1 e aplicou um conceito semelhante às suas estações de carga para elétricos, que estarão equipadas com carregadores rápidos com uma capacidade de carga de 800 V.

A NÃO PERDER: Hyundai IONIQ 5 disponível em pré-venda com preço exclusivo

Num E-Pit, os proprietários de um automóvel elétrico Hyundai ou Kia que seja compatível com esta potência de carregamento podem recuperar 100 km de autonomia em apenas cinco minutos, sendo que é possível recarregar 80% da capacidade da bateria em apenas 18 minutos.

Só neste mês de abril, a Hyundai tem como objetivo instalar 12 destas estações futuristas em outras tantas áreas de serviço de autoestrada na Coreia do Sul, onde prevê instalar igualmente mais oito estações até ao final do ano.

Hyundai IONIQ 5
Hyundai IONIQ 5

Quando estas 20 estações estiverem prontas, serão 72 os carregadores disponíveis. Mas isto é só o início, já que a estas se vão seguir mais oito estações em áreas urbanas, com um total de 48 carregadores adicionais.

VEJAM TAMBÉM: Kia EV6 GT. Será que consegue ser mais rápido que verdadeiros desportivos?

Não há, até ao momento, qualquer indicação de que este conceito de E-Pit possa vir a ser recriado em mais países no futuro. Sabe-se apenas que o Hyundai IONIQ 5 e o Kia EV6 serão os primeiros automóveis a usufruir destes postos de carga rápida, que, de acordo com o The Korea Times, terão ainda uma app associada para que o pagamento seja feito exclusivamente com o smartphone.

Sabe esta resposta?
Qual a velocidade máxima anunciada do Kia e-Soul (64 kWh)?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Uma semana ao volante do novo e exclusivamente elétrico Kia e-Soul