Notícias Herbert Diess da Volkswagen a liderar a Tesla? Era o que Elon Musk queria

Indústria

Herbert Diess da Volkswagen a liderar a Tesla? Era o que Elon Musk queria

Herbert Diess, atual diretor executivo do grupo Volkswagen, esteve a um passo de se tornar CEO da Tesla em 2015, a convite de Elon Musk.

Herbert Diess, Elon Musk

Herbert Diess, atual diretor executivo do Grupo Volkswagen, esteve a um passo de assumir os comandos da Tesla em 2015, a convite do próprio Elon Musk.

De acordo com a publicação Business Insider, Musk e Diess aproximaram-se em 2014, ainda antes da saída de Diess da BMW, onde era o chefe do departamento de Pesquisa e Desenvolvimento.

Diess ficou na “mira” de Musk devido ao seu papel determinante no lançamento do “Project i” da BMW no início da década passada, que culminaria no lançamento do 100% elétrico BMW i3 e do híbrido plug-in BMW i8.

A NÃO PERDER: Volkswagen pode montar fábrica de baterias para elétricos em Portugal
Volkswagen ID.3 e Herbert Diess. CEO do Grupo Volkswagen
Volkswagen ID.3 e Herbert Diess, CEO do Grupo Volkswagen.

Diess tinha planos ambiciosos para a divisão “i” da marca de Munique, mas nunca conseguiu reunir o apoio da administração, sobretudo após a performance comercial do i3. De acordo com o Automobilwoche, Diess queria adicionar um BMW i5 para “bater o pé” ao Tesla Model S, um projeto que esteve perto de ser concluído, mas que acabou colocado de parte depois da saída de Diess.

Em 2014, Herbert Diess saía da BMW, e assinaria contrato, ainda durante esse ano, com o Grupo Volkswagen — assumiria funções de Presidente do Conselho de Administração a 1 de julho de 2015. De acordo com a Automotive News Europe, a Tesla já tinha um contrato para o cargo de CEO (diretor executivo) pronto a ser assinado por Diess, “libertando” assim Musk, que se queria focar na sua posição de chairman (presidente) da empresa.

Elon Musk no Tesla Autonomy Investors Day
Elon Musk
VEJAM TAMBÉM: Elon Musk em modo “petrolhead” quando recebeu um McLaren F1

Continuam próximos

Herbert Diess nunca chegou a comentar o porquê de ter optado pelo Grupo Volkswagen e ter recusado o cargo de CEO na Tesla, mas a verdade é que, apesar da rivalidade a que o mercado automóvel “obriga”, Herbert Diess e Elon Musk continuam próximos. O que até já levou a rumores de que este “casamento” pode ganhar novos contornos em 2023, altura em que o contrato de Diess com o grupo alemão acabar.

Certo, para já, é que ambos estão mais atentos do que nunca ao que o outro está a fazer. Recorde-se que ainda recentemente Herbert Diess apresentou, orgulhosamente, o “seu” Volkswagen ID.3 a Musk, que elogiou bastante o elétrico da marca de Wolfsburgo. Daí resultou a “animada” selfie que ilustra este artigo.

A NÃO PERDER: Elon Musk conduziu (brevemente) um ID.3 com o presidente do Grupo Volkswagen

Sabe esta resposta?
O Volkswagen ID.4 tem por base que plataforma?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Volkswagen ID.4 chega a Portugal. Conheça a gama e preços