Notícias Alpina B8 Gran Coupé. Alternativa requintada ao BMW M8 Competition Gran Coupé

Apresentação

Alpina B8 Gran Coupé. Alternativa requintada ao BMW M8 Competition Gran Coupé

A Alpina usou como base o BMW M850i e criou um verdadeiro "monstro" das autoestradas alemãs: o B8 Gran Coupé com 621 cv de potência e que chega aos 324 km/h.

BMW-Alpina-B8-Gran-Coupe

Alpina B8 Gran Coupé, assim se chama a visão da fabricante especializada na interpretação de modelos BMW para o Série 8 Gran Coupé da marca de Munique.

Numa altura em que a BMW já se encontra a trabalhar na habitual atualização de meio ciclo de vida, a Alpina acaba de nos brindar com uma proposta que fica bastante próxima do BMW M8 Competition Gran Coupé .

Como é habitual nas criações da empresa com sede em Buchloe, na Baviera (Alemanha), a imagem não sofreu alterações significativas em relação ao Série 8, mas apresenta detalhes únicos, típicos da Alpina, que lhe conferem personalidade, a começar logo pela cor da carroçaria, um verde metalizado específico da Alpina.

A NÃO PERDER: O XB7 da Alpina é um X7 capaz de atingir os 290 km/h
BMW-Alpina-B8-Gran-CoupeNa dianteira, salta à vista o pára-choques com redesenhadas entradas de ar laterais e um ligeiro spoiler com a assinatura da preparadora. De perfil, as jantes clássicas de múltiplos raios prateados de 20” estão disponíveis de série, mas na lista de opcionais há um conjunto de jantes de 21” com um desenho mais agressivo.

Avançando para a traseira, destaca-se naturalmente o logótipo da Alpina e os quatro novos escapes circulares, ao invés das duas ponteiras geométricas que encontramos no BMW M850i Gran Coupé.

BMW-Alpina-B8-Gran-Coupe

Um habitáculo de luxo

Por dentro, o Alpina B8 Gran Coupé não sofreu grandes alterações além dos novos revestimentos em couro (múltiplas cores disponíveis), da assinatura Alpina no grafismo do painel de instrumentos digital e claro, da placa especial que surge abaixo do comando do sistema iDrive.

Também o potencial dinâmico foi elevado a um novo nível, graças a novas molas e amortecedores Eibach com um tato mais firme. As barras estabilizadoras de série também foram substituídas por umas mais rígidas e o sistema de travões também foi melhorado, passando agora a estar a cargo da Brembo.

VEJA TABÉM: Já testámos o BMW M8 Competition. O mais potente de sempre (vídeo)

A somar a tudo isto, destaca-se ainda o diferencial traseiro de deslizamento limitado e o sistema de direção integral ativa, que permite que as rodas traseiras gire até 2,3º. Tudo para aumentar as capacidades dinâmicas de um modelo que agora conta com ainda mais potência.

MW-Alpina-B8-Gran-Coupe

Mais drama, mais potência

O “coração” deste Alpina B8 Gran Coupé é o mesmo bloco V8 biturbo de 4,4 litros que encontramos no BMW M850i Gran Coupé, mas graças a novos pistões, coletor de admissão e de escape, a dois turbocompressores de maior dimensão e a uma nova unidade de controlo do motor com um novo mapa de injeção, passou a produzir 621 cv e 800 Nm de binário máximo.

A NÃO PERDER: M8 Gran Coupe Competition (vídeo). Com 625 cv é o BMW mais potente de sempre

Este aumento de potência de 91 cv e 50 Nm traduz-se num nível de performance também ele muito superior: o Alpina B8 Gran Coupé precisa de apenas 3,4s para acelerar dos 0 aos 100 km/h e atinge os 324 km/h de velocidade máxima, por oposição aos 3,9s e 305 km/h anunciados pela BMW para o M850i Gran Coupé. E fica apenas a 0,2s do M8 Competition Gran Coupé nos clássicos 0-100 km/h.

MW-Alpina-B8-Gran-Coupe
Motor V8 biturbo de 4,4 litros foi levado aos 621 cv e 800 Nm.

Deixámos o pior para o fim, o preço. O novo Alpina B8 Gran Coupé já está disponível para encomenda e na Alemanha arranca nos 161 200 euros. Como base de comparação, importa recordar que o BMW M850i Gran Coupé está disponível no nosso país com preços desde os 152 000 euros.

Sabe esta resposta?
Qual a potência do novo BMW M3 Competition (G80)?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Novo BMW M3 Competition (G80). Este ou um Giulia Quadrifoglio?