Notícias A1 quattro. Mattias Ekström faz-nos sonhar com o regresso da Audi aos ralis

Ralis

A1 quattro. Mattias Ekström faz-nos sonhar com o regresso da Audi aos ralis

As sugestivas cores branca e amarela voltam a agraciar um Audi pronto para competir nos ralis. Mas o Audi A1 quattro não é oficial.

Audi A1 quattro

Não… Este Audi A1 quattro não é uma criação oficial da Audi Sport, mas não deixa de ser menos fascinante por isso.

Desde os tempos dos Audi Sport quattro que a marca dos quatro anéis não se envolve nos ralis, mas ao ver este pequeno A1 quattro com as sugestivas cores dos seus antepassados, é impossível não recordar a altura em que os Audi “rasgavam” pelas etapas fora.

Pode não ter a chancela da Audi Sport, mas o desenvolvimento do A1 quattro esteve a cargo das capazes mãos da EKS, a equipa do campeão mundial de rallycross de 2016 e também por duas vezes campeão do DTM, Mattias Ekström. Recentemente a EKS fundiu-se com a JC Raceteknik, resultando na EKS JC, sendo o Audi A1 quattro o primeiro projeto da nova entidade.

VÊ TAMBÉM: 750 cv e menos de 1100 kg. A réplica mais radical de sempre do Audi Sport Quattro

Audi A1 quattro

Este projeto foi desenvolvido ao abrigo das especificações Rally2 do FIA WRC (ex-R4), apto a competir nas categorias WRC2 e WRC3, pelo que não é difícil de adivinhar o que o faz mover.

Assim, a motivá-lo temos um quatro cilindros turbocomprimido de 1,6 l de capacidade, capaz de debitar 263 cv, com a transmissão a ser feita às quatro rodas via uma caixa sequencial de cinco velocidades da Oreca.

Audi A1 quattro

"Quando a nova geração do Audi A1 foi lançada, nós sabíamos que queríamos fazer algo dele. E como todos conhecem a minha paixão pelos ralis, rapidamente ficou claro que faríamos um carro de rali.

O carro está pronto. Só falta trabalho de calibração. Precisamos de fazer alguns quilómetros de testes e reunir a informação. Não temos nenhuma data em mente, mas é-nos claro que veremos este carro em algumas competições na primavera/verão."

Mattias Ekström

Por enquanto, o Audi A1 quattro estará ao serviço apenas e só da EKS JC e terá aos seus comandos Emil Bergkvist, ex-campeão do mundo de Junior WRC. Mas Mattias Ekström já avançou que, quando estiverem satisfeitos com a performance da sua máquina, também a disponibilizarão a outros, seja a vendê-la ou a alugá-la.

Sabe esta resposta?
Qual o principal material usado na construção do Audi A2?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Glórias do Passado. Audi A2, à frente do tempo
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Glórias do Passado. Audi A2, à frente do tempo