Notícias Não parece, mas este carro à venda é um BMW. Para onde foi o “duplo rim”?

Venda

Não parece, mas este carro à venda é um BMW. Para onde foi o “duplo rim”?

O BMW-Glas 3000 V8, é um dos raros exemplares da marca bávara que "abdica" da famosa grelha "duplo rim". Este exemplar está à venda.

BMW-Glas 3000 V8
Bring a Trailer

Na indústria automóvel, poucos elementos visuais estão tão associados a uma marca como a grelha “duplo rim” está ligada à BMW. No entanto, nem todos os modelos que ostentarem o símbolo da marca bávara contavam com ela. O BMW-Glas 3000 V8 é a prova disso.

BMW-Glas? Sim, isso mesmo. Em 1966 a BMW comprou o fabricante Hans Glas (mais conhecida apenas como Glas), absorvendo, no processo, toda a sua gama de modelos. A maior parte dos modelos foram descontinuados, mas houve alguns que acabariam por ser vendidos com o símbolo da BMW.

Um deles foi precisamente o BMW-Glas 3000 V8 que, entre 1967 e 1968, viu ser produzidas pela marca bávara apenas 389 unidades. Acabaria por ficar para a história como um dos poucos modelos a ostentar o logótipo da BMW sem contar com a, já na altura, tradicional grelha que caracteriza o construtor alemão.

VÊ TAMBÉM: BMW 767 iL “Goldfisch”. O derradeiro Série 7 com um colossal V16

BMW… só no nome

Como seria de esperar, sendo um modelo projetado pela Glas, o V8 a que este BMW-Glas 3000 V8 recorre foi desenvolvido pela extinta marca alemã.

Com 3.0 l de capacidade, este oito cilindros em V contava com carburadores triplos Solex e árvores de cames duplas à cabeça. No total debitava debitava 160 cv que eram enviados às rodas traseiras por intermédio de uma caixa manual de quatro velocidades.

VÊ TAMBÉM: Já houve um duplo rim vertical num coupé da BMW, cortesia da Hartge

O exemplar à venda

Leiloado no site Bring a Trailer, este BMW-Glas 3000 V8 conta com 83 246 km percorridos. Quanto à sua história, apesar de atualmente nos EUA, este terá passado parte da sua “vida” num museu na Alemanha.

Comprado pelo atual proprietário em setembro de 2020, desde então este raro BMW foi alvo de uma revisão que se estendeu desde o sistema de travagem até à afinação dos carburadores.

VÊ TAMBÉM: BMW 530 MLE. O avô do M5 era um puro especial de homologação

Num estado imaculado, este exemplar conta com extras de época como o rádio Becker Grand Prix. Ainda no interior, destacam-se a parafernália de instrumentos que incluem os indicadores da temperatura e pressão do óleo ou da temperatura da água.

À data da publicação deste artigo, o valor da licitação mais alto está nos 63 mil dólares (cerca de 52 mil euros), sendo que, como podemos ver após uma pesquisa no site Bring a Trailer, este valor é inferior aos 75 mil dólares (perto de 62 mil euros) estabelecidos como valor de reserva.

Sabe esta resposta?
Qual é a potência do BMW M5 CS?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Este é o novo BMW M5 CS. O mais potente BMW de sempre
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Este é o novo BMW M5 CS. O mais potente BMW de sempre