Arranque a Frio

30 anos depois, conseguirá um Jaguar XJ220 dar 320 km/h?

O Jaguar XJ220 foi, por momentos, o mais rápido automóvel no planeta, alcançando os 349,4 km/h de velocidade máxima. Quanto desse poder de fogo ainda resta?

O Jaguar XJ220 (1992-1994) devia parte do seu nome à velocidade máxima anunciada de 220 mph (354 km/h) — não ficou longe. O Guiness World of Records registou 217,1 mph (349,4 km/h) garantindo o título de carro mais rápido do mundo ao XJ220… bem, pelo menos até à chegada de um certo McLaren F1 poucos anos depois.

Mas isso foi nos anos 90. Entretanto já passaram praticamente 30 anos sobre as longas e elegantes linhas do superdesportivo. Será que o seu “meio-V12” ainda tem pulmão para uma corrida a alta velocidade?

Foi o que a Top Gear, através de Chris Harris, Andrew “Freddie” Flintoff e Paddy McGuinness quiseram descobrir, colocando à prova o XJ220 e o seu piloto de ocasião “Freddie”, em que tentam atingir a barreira das 200 mph (322 km/h) com o veterano felino.

VÊ TAMBÉM: Qual a velocidade máxima do Koenigsegg Jesko Absolut? “Mais, bem mais do que 500 km/h”
jaguar xj220

Num mundo de hipercarros que dão muito mais de 400 km/h, os 320 km/h parecem uma brincadeira de crianças, mas relembramos que o Jaguar XJ220 não tem ajudas eletrónicas, nem sequer ABS.

Este vídeo pode até muito bem ser uma espécie de último momento de glória do “big cat”, pois este exemplar sofreria mais tarde um despiste que o deixou praticamente destruído.


Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 8h30 da manhã. Enquanto bebes o teu café ou ganhas coragem para começar o dia, fica a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.

Sabes responder a esta?
Qual a capacidade em litros do três cilindros do Toyota GR Yaris?
Não acertaste.

Mas podes descobrir a resposta aqui:

Com a «faca nos dentes» ao volante do Toyota GR Yaris

Mais artigos em Notícias