Clássicos
Jaguar XJ220 mostra a sua raça frente ao Bugatti EB110
O Jaguar XJ220 chegou a ser o carro mais rápido do planeta no início da década de 90. Apesar dos anos já passados, continua a mostrar que é merecedor do título.

Superdesportivo fabricado pela Jaguar entre 1992 e 1994, cuja produção não ultrapassou as 275 unidades, o Jaguar XJ220 foi um dos modelos mais incompreendidos, mas também mais marcantes, da marca britânica. O facto de ter ostentado, durante grande parte desse mesmo período, o título de veículo de série mais rápido do mundo, pode ter algo a ver com isso.
Equipado com um V6 3,5 litros biturbo a gasolina, a debitar 550 cv de potência, apoiado numa mera caixa manual de cinco velocidades e tração traseira, o XJ220 conseguia alcançar uma velocidade máxima de 341,7 km/h. Registo que lhe permitiu manter um título que só acabaria por perder em 1994, para o hoje em dia bem mais famoso (e caro!) McLaren F1.
Ainda assim e entre os feitos alcançados, está, em 1991, o recorde da volta mais rápida ao circuito alemão de Nürburgring, com o tempo de 7min 46,36s. O tempo é debatível, já que se tratava de um protótipo e não do carro de série, mas esse tempo permaneceria como marca a abater durante 10 anos, ou seja, até 2001.

Drag race com Jeremy Clarkson ao volante
Passados mais de 25 anos sobre o lançamento do modelo, Jeremy Clarkson e seus pares quiseram dar ao XJ220 o merecido reconhecimento, voltando a colocá-lo à prova, no seu novo programa “The Grand Tour”. Só que, desta feita, frente a um dos rivais da altura, o Bugatti EB110, outra máquina surpreendente — 3.5 V12, quatro turbos, 560 cv, caixa manual de seis velocidades e tração integral.
Submetidos a drag race “importada dos anos 90”, fica o vídeo a comprovar que, apesar da idade, o Jaguar XJ220 continua aí para as… retas!
A proper 90s drag race. The Jaguar XJ220 vs Bugatti EB 110 Super Sport. #TheGrandTour pic.twitter.com/ZmLzSwOpQC
— The Grand Tour (@thegrandtour) 5 de fevereiro de 2018
Está um Jaguar XJ220 à venda
Com apenas 275 unidades produzidas, não é todos os dias que estes “grandes felinos” aparecem à venda. Mas existe um, quase imaculado, à procura de novo dono. Único senão: está em Miami, nos EUA… e tem como preço quase meio milhão de euros.

Com data de fabrico de 1992 — ou seja, é uma das primeiras unidades entregues —, este XJ220 apresenta não mais que 1931 quilómetros cumpridos, dos quais resultaram pouco mais que uns pequenos riscos e uma amolgadela, num dos painéis. Fora isso, avança a americana Road & Track, está um mimo, inclusive, no capítulo da mecânica.

Para confirmar da boa condição do carro, o vendedor disponibiliza-se a levar o carro a uma oficina americana especializada neste modelo, para que seja vistoriado e seja feita uma revisão da correia de sincronização, assim como limpeza dos tanques. Tudo isto, antes da entrega ao novo dono.

Interessado e com disponibilidade financeira para adquirir um verdadeiro clássico dos superdesportivos? O XJ220 está a ser vendido pela Hemmings pela módica quantia de 424 638 euros (negociáveis, atenção!). Sempre podes vir a imitar o Jeremy Clarkson…

Sabes responder a esta?
Qual a autonomia anunciada pelo novo Renault ZOE CR?
Não acertaste.
Mas podes descobrir a resposta aqui:
Renault ZOE CR. Nova versão oferece tempos de carregamento inferioresEm cheio!!
Vai para a próxima perguntaou lê o artigo sobre este tema:
Renault ZOE CR. Nova versão oferece tempos de carregamento inferioresMais artigos em Notícias
©2021 RAZÃO AUTOMÓVEL