Notícias Era uma vez uma Renault 4L, um Dacia Duster e uma rua cheia de neve

Arranque a Frio

Era uma vez uma Renault 4L, um Dacia Duster e uma rua cheia de neve

Com a vaga de frio veio a neve, até onde não costuma nevar, e as estradas ficaram cobertas por um manto branco. Qual o melhor carro para a ocasião: um Dacia Duster ou uma Renault 4L?

Dacia duster vs Renault 4L Ver vídeo

Neste video, algures em Espanha, vemos um condutor/a num Dacia Duster em sérias dificuldades para seguir caminho por uma rua coberta de neve. Imaginamos que o espanto deva ter sido grande quando passou por si uma singela “quatrelle”, ou Renault 4L se preferirem.

Após umas valentes risadas, surgiu a pergunta: como é que a 4L passou pela rua cheia de neve com tão aparente pouca dificuldade quando o — SUV — Duster não conseguia sair do sítio?

Primeiro, SUV não é sinónimo de invencibilidade. Segundo… é uma fan-ta-bu-lás-ti-ca 4L; que outro resultado estavam à espera? brincadeira…

TENS DE VER: Há diferenças entre pneus de verão e inverno? Um vídeo esclarecedor

Fora de brincadeira, parece que neste caso a grande questão está à volta dos pneus e nenhum deles parece ter o tipo adequado; provavelmente são pneus de verão. Pneus mistos ou de inverno seriam mais adequados para as condições.

Tendo isso em consideração, o facto da bem mais leve Renault 4L ter pneus bem mais estreitos do que o Dacia Duster, deu-lhe todos os argumentos que precisava para “vencer” esta corrida.

Não é à toa que nos ralis em neve, os carros trazem pneus “de bicicleta” — menor área de contacto, logo maior pressão, permite “escavar” pela neve e encontrar tração sobre o piso firme por baixo.


Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 8h30 da manhã. Enquanto bebes o teu café ou ganhas coragem para começar o dia, fica a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.

Sabe esta resposta?
Qual destas empresas foi a autora do Mercedes-Benz 190 E City, a carroçaria de dois volumes do 190?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

190E City. O rival do Golf que a Mercedes-Benz nunca produziu