Recharge No modo Recharge está a reduzir a sua pegada ecológica.

Obrigado por guardar energia para o que mais importa.

Uma iniciativa
x

Recharge

Estamos a guardar energia para o que mais importa.

Vídeo

Porsche Panamera Turbo S 2021 (630 cv). Melhor que o Taycan? (vídeo)

630 cv, 820 Nm, 0 aos 100 km/h em 3,1s… e tinha de estar a chover neste primeiro contacto dinâmico com o novo Porsche Panamera Turbo S. E será que é melhor opção que o elétrico Taycan?

Em Cascais, Portugal

Foi durante o verão, com muito sol e calor, que ficámos a conhecer o Porsche Panamera Turbo S, a principal novidade na renovação do modelo alemão. Sorte madrasta que o primeiro contacto dinâmico aos comandos desta berlina executiva com prestações de superdesportivo tivesse de acontecer às portas do inverno, num dia em que a chuva não deu descanso.

Bem, podem não ser as melhores condições meteorológicas para explorar todas as capacidades dinâmicas do chassis e o potencial de performance do V8 biturbo de 4,0 l que, com os seus declarados 630 cv, é o mais potente Panamera da gama puramente a combustão, sem recorrer a eletrões — o Panamera Turbo S E-Hybrid chega aos 700 cv com o auxílio de um motor elétrico.

Mas não foi impedimento para que o Guilherme nos desse a conhecer as novidades da renovada gama e as suas primeiras impressões ao volante do Panamera Turbo S. A ocasião foi ainda aproveitada para conhecer o novo espaço da marca alemã, o Porsche Studio de Cascais.

VÊ TAMBÉM: Mercedes-AMG GT 63 S 4 portas é a berlina executiva mais rápida no Nürburgring
Porsche Panamera
O habitáculo do novo Porsche Panamera.

Panamera ou Taycan?

Mas a pergunta que continuou a assaltar-lhe a mente, como a muitos de nós, é qual escolha faria? Este Panamera Turbo S ou o elétrico Taycan?

Afinal são os dois berlinas de (pelo menos) quatro portas e quatro lugares, com prestações surpreendentes e aptidões dinâmicas referenciais, ou não fossem ambos Porsche. A grande diferença reside no que os motiva, com o Panamera Turbo S a extrair toda a sua performance de um musculado motor de combustão interna, enquanto o Taycan recorre a dois motores elétricos (um por eixo), o quase que mais certo futuro do automóvel.

Fica a saber qual dos dois o Guilherme optou e fica a conhecer todos os detalhes do novo Porsche Panamera Turbo S:

VÊ TAMBÉM: Porsche Panamera renovado. Adeus Turbo, olá Turbo S, e todos os preços

Porsche Panamera Turbo S

O novo Porsche Panamera Turbo S é um dos pináculos da renovada gama Panamera e a versão que o Guilherme testou, já contando com todos os opcionais com que vinha equipado, ascendia a 262 mil euros — os preços começam nos 238 569 euros. O Panamera mais acessível, com 330 cv (V6) começa nos 120 mil euros.

O Turbo S está equipado com 4,0 V8 biturbo que debita 630 cv às 6000 rpm e 820 Nm disponíveis entre as 2300 rpm e as 4500 rpm. A transmissão às quatro rodas é feita via uma caixa de dupla embraiagem de oito velocidades e, apesar de a sua massa ser de substanciais 2155 kg, não é impedimento para prestações de tirar o fôlego.

3,1s bastam para chegar aos 100 km/h, e 11,2s após o arranque, já o velocímetro está a passar pelos 200 km/h. Tenhamos a determinação, estrada e condições certas — certamente não as do dia de chuva deste primeiro contacto — e só aos 315 km/h o Panamera Turbo S parará de acelerar!

Mais artigos em Testes, Primeiro Contacto