Recharge No modo Recharge está a reduzir a sua pegada ecológica.

Obrigado por guardar energia para o que mais importa.

Uma iniciativa
x

Recharge

Estamos a guardar energia para o que mais importa.

Arranque a Frio

São os 245 cv do Golf GTI e Octavia RS suficientes para os 280 cv do Focus ST?

Queremos saber se o novo Golf GTI tem o que é preciso para derrotar o Focus ST, mas ainda houve espaço para o também novo Octavia RS mostrar o que vale.

O novo Volkswagen Golf GTI nesta corrida em linha reta tem de enfrentar não só um dos seus mais competentes rivais, o Ford Focus ST, como também o “primo” detentor de uma generosa bagageira, o também novo Skoda Octavia RS.

O Golf GTI e Octavia RS partilham a plataforma e a cadeia cinemática. Trata-se do 2,0 l turbo, que debita aqui 245 cv e 370 Nm, e está acoplado à transmissão DSG (dupla embraiagem) de sete velocidades. A diferença reside no peso, 1463 kg contra 1520 kg, com vantagem para o mais compacto Golf.

O Focus ST apresenta números mais “gordos” a todos os níveis. O seu motor turbo-comprimido tem 2,3 l, 280 cv e 420 Nm, e está igualmente acoplado a uma transmissão automática de sete velocidades, ainda que aqui seja do tipo conversor de binário. É também o mais pesado, atingindo os 1534 kg — todos eles são bastante “anafadinhos”, diga-se…

VÊ TAMBÉM: Golf GTI demasiado “soft”? Golf GTI Clubsport de 300 cv é a resposta

Os três são tração dianteira e o piso está molhado, mas os “primos” do Grupo Volkswagen contam com o auxílio do Launch Control, coisa que não acontece com o Focus ST (função que está curiosamente presente no ST com caixa manual).

O Focus ST parece estar em vantagem. Será mesmo assim?


Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 8h30 da manhã. Enquanto bebes o teu café ou ganhas coragem para começar o dia, fica a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.

Mais artigos em Notícias