Notícias Já passaram 20 anos desde a revelação do Porsche Carrera GT

Arranque a Frio

Já passaram 20 anos desde a revelação do Porsche Carrera GT

A Porsche está a celebrar o 20º aniversário do Carrera GT — protótipo em 2000, carro de produção em 2003. Também revisitámos o superdesportivo alemão.

Porsche Carrera GT concept Ver vídeo

Foi no ano 2000, nas vésperas do Salão de Paris, que vimos pela primeira vez o Porsche Carrera GT, um superdesportivo como se nunca tinha visto na Porsche, nascido das cinzas do seu programa de competição para as 24 Horas de Le Mans.

A versão de produção demoraria três anos a chegar e quando chegou, o impacto foi grande: o primeiro Porsche com monocoque em fibra de carbono, o primeiro carro de produção com uma embraiagem em cerâmica, o primeiro V10 num Porsche de estrada e, provavelmente, um dos últimos e verdadeiros superdesportivos analógicos — pelo menos, até à revelação do GMA T.50.

Temos de agradecer ao mais improvável dos Porsche o surgimento do Carrera GT. Foi o sucesso comercial do Cayenne, o muito criticado e controverso primeiro SUV da marca alemã, a permitir financiar esta bela e analógica excentricidade.

Porsche Carrera GT

Equipado com um vocal V10 atmosférico (612 cv) montado atrás das costas, caixa manual de seis velocidades — com um delicioso manípulo encimado por uma esfera em bétula e freixo —, tração traseira, e um comportamento ágil, mas considerado… delicado nos limites, o Porsche Carrera GT continua a fascinar como quando era novo.

Recorda-o em mais detalhe neste nosso artigo:

TENS DE VER: Porsche Carrera GT: o último dos analógicos

Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 8h30 da manhã. Enquanto bebes o teu café ou ganhas coragem para começar o dia, fica a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.

Sabe esta resposta?
Quantos cavalos tem o Maserati MC20?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Maserati MC20. Estivemos com o novo supercarro italiano (c/ vídeo)