Notícias XC40 Recharge. O primeiro elétrico da Volvo já começou a ser produzido

Produção

XC40 Recharge. O primeiro elétrico da Volvo já começou a ser produzido

É um dia histórico para a Volvo. Hoje foi iniciada a produção do seu primeiro veículo elétrico, o XC40 Recharge, que promete mais de 400 km de autonomia.

Volvo XC40 Recharge

Vimos o Volvo XC40 Recharge a primeira vez há um ano, mas a produção só arrancou hoje, 1 de outubro de 2020. Um dia histórico nos mais 90 anos de vida da marca sueca, já que se trata do arranque de produção do seu primeiro veículo elétrico.

A produção do novo XC40 Recharge acontece na fábrica da Volvo em Gent, na Bélgica, onde já são produzidos os restantes XC40.

De acordo com a Volvo, é um “passo significativo para a ambição da empresa conseguir reduzir a pegada de CO2 por automóvel em 40% até 2025″.

VÊ TAMBÉM: Testámos o Volvo XC40 Recharge PHEV. O melhor de dois mundos?
Volvo XC40 Recharge

“Hoje é um dia muito importante para a Volvo Cars e para todos os colaboradores aqui em Gent. À medida que avançamos com a eletrificação da gama, esta fábrica irá representar um papel de grande pioneirismo na nossa rede mundial de produção.”

Javier Varela, Diretor das operações industriais e de qualidade globais, Volvo Cars

O XC40 Recharge

O Volvo XC40 tem sido uma história de sucesso para a marca sueca, seja do ponto de vista comercial como de reconhecimento. Por exemplo, foi o primeiro Volvo a conquistar o troféu European Car of the Year, em 2018. A expetativa é de que este novo capítulo na história do SUV compacto continue a contribuir para essa bem sucedida história.

Volvo XC40 Recharge

Tal como os seus “irmãos”, o XC40 Recharge recorre à CMA, a plataforma para modelos compactos da Volvo — e não só…

A motivá-lo temos dois motores elétricos, um à frente e outro atrás, que não só garantem tração integral, como 408 cv e 660 Nm de binário máximo. A Volvo anuncia uma autonomia superior a 400 km (WLTP) para o seu primeiro elétrico, cortesia da bateria de 78 kWh.

Volvo XC40 Eletrico
O sistema de infotainment do XC40 Recharge quer passar a mesma experiência e funções que encontramos nos smartphone com sistema Android.

As novidades não se ficam pela nova cadeia cinemática já que o XC40 Recharge irá introduzir também o novo sistema de infoentretenimento de base Android, que permitirá mais personalização, novos serviços e até atualizações remotas.

Não havendo motor de combustão permitiu até ganhar um espaço adicional para bagagens por baixo do capô.

Volvo XC40 Recharge
Com o desaparecimento do motor de combustão surgiu uma pequena bagageira na dianteira.
VÊ TAMBÉM: Crise? O Volvo XC40 não quer saber e vendas estão a crescer em 2020

Quando chega?

As primeiras unidades do Volvo XC40 Recharge irão ser entregues na Europa ainda este mês. A marca sueca está a registar uma elevada procura do seu novo modelo, com a produção deste ano a estar já toda vendida.

Fica por saber a sua introdução oficial no mercado nacional assim como o seu preço.