Arranque a Frio

“Dios mio”! Polícia Nacional espanhola equipa-se com carros franceses

Mundo ao contrário? Já vimos a polícia francesa equipar-se com carros espanhóis, agora a polícia espanhola equipa-se com carros franceses.

Primeiro vimos a Gendarmerie Nationale (polícia francesa) trocar os seus muito franceses Renault Mégane R.S. pelos espanhóis SEAT Leon CUPRA. Agora a Polícia Nacional espanhola está a renovar parte da sua frota com os franceses Citroën C5 Aircross 1.2 PureTech 130 e, em estreia nas forças policiais espanholas, um híbrido plug-in, na forma do Peugeot 3008 Hybrid.

Serão entregues 942 veículos novos às forças policiais espanholas — de uma frota composta por 14 mil veículos (automóveis, motas e camiões) —, com a maioria a serem C5 Aircross, que já estão em circulação. Os 3008 Hybrid (225 cv) começarão a chegar em 2021.

No entanto, ao contrário da Gendarmerie Nationale que pela primeira vez optou por modelos espanhóis, a Polícia Nacional já tem uma longa relação com as marcas francesas que se estende por 35 anos.

VÊ TAMBÉM: “Sacrebleu!” Gendarmes franceses trocam Mégane R.S. por Leon Cupra

Começaram com os Talbot Horizon em 1985 a que se seguiram os Citroën BX, Peugeot 306, Citroën Xantia, Xsara Picasso e C4 Picasso. Porém, a escolha por estes modelos tem uma particularidade: apesar de franceses, foram produzidos em Espanha — não deixam de ser modelos espanhóis… mais ou menos.

No entanto, é algo que não acontece com as novas adições, Citroën C5 Aircross e Peugeot 3008, que são produzidos em França.


Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 8h30 da manhã. Enquanto bebes o teu café ou ganhas coragem para começar o dia, fica a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.

Sabes responder a esta?
Que motor equipava o Citroën XM Multimedia?
Não acertaste.

Mas podes descobrir a resposta aqui:

Citroën XM Multimedia (1998). O carro que há 20 anos já tinha (quase) tudo

Mais artigos em Notícias