Notícias Cidade galega de Pontevedra vai impor limite de velocidade de 6 km/h

Arranque a Frio

Cidade galega de Pontevedra vai impor limite de velocidade de 6 km/h

Não mais de 30 km/h em zonas urbanas é pouco? O que dizer do limite de 6 km/h que a cidade de Pontevedra, na Galiza, vai começar a impor ainda este mês?

Velocímetro

Dar prioridade e mais segurança ao peão parece ser a razão da decisão em reduzir o limite de velocidade a apenas 6 km/h na cidade galega de Pontevedra. Limite baixíssimo que será imposto em zonas específicas que terão sinalização própria.

O limite de 6 km/h será para todo o tipo de veículos, com ou sem motor: automóveis, motas, bicicletas, trotinetes, etc. A exceção será dada apenas a pessoas de mobilidade reduzida que se desloquem em cadeira de rodas (elétrica) ou num veículo específico. O incumprimento resultará em coimas que poderão ir de 200 a 500 euros.

Porquê só 6 km/h? É mais ou menos a velocidade a que nos deslocamos quando caminhamos, pelo que os veículos mover-se-ão à velocidade dos peões. E justifica também a decisão das bicicletas e outros veículos de mobilidade pessoal passarem a circular obrigatoriamente na estrada, saindo do passeio.

VÊ TAMBÉM: Quantos cavalos de potência tem o corpo humano?
Pontevedra
Pontevedra, panorâmica. © juantiagues

Limites baixos não são uma novidade em Pontevedra. Já havia zonas limitadas a 10 km/h que motivaram bastante controvérsia.

Ocorre de imediato uma pergunta em como um limite tão baixo será controlado, não só pelas autoridades, como também pelos que estão aos comandos dos veículos.

Fonte: Diario de Pontevedra.


Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 8h30 da manhã. Enquanto bebes o teu café ou ganhas coragem para começar o dia, fica a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.

Sabe esta resposta?
Quantas gerações do Mitsubishi Eclipse se venderam no continente europeu?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Coupés dos anos 90 (parte 2). Depois dos europeus, os coupés japoneses