Notícias Radares de velocidade para bicicletas? Já há em Espanha

Insólito

Radares de velocidade para bicicletas? Já há em Espanha

Muitas vezes acusados de desrespeitarem o Código da Estrada, os ciclistas em Espanha têm agora de andar também atentos aos radares de velocidade.

Ciclista num caminho

Numa altura em que por cá as ciclovias pop-up motivam discussão, em Espanha já surgiram os primeiros… radares de velocidade para bicicletas!

É verdade, após ter recebido várias queixas pela velocidade elevada a que os ciclistas circulavam nos caminhos presentes nos montes adjacentes, a localidade de Boadilla del Monte decidiu tomar medidas.

Assim, desde junho, naquela localidade perto de Madrid, as autoridades têm recorrido a um radar móvel para verificar os excessos de velocidade praticados pelos ciclistas.

VÊ TAMBÉM: França proíbe modificações às bicicletas elétricas

A medida foi anunciada no Twitter pela polícia local e, na publicação, é relembrado que o limite de velocidade naqueles caminhos é de 20 km/h e que os peões têm prioridade.

Quanto é a multa?

Segundo o jornal El Español o valor da multa não é claro. No entanto, num caso ocorrido em Valência no qual um ciclista circulava a 59 km/h numa zona onde o limite era de 50 km/h o valor da multa foi de 100 euros sem perda de pontos na carta de condução.

Tendo em conta este antecedente, o jornal especula que esse possa ser o valor da coima. No entanto há que ter em conta que neste caso o excesso de velocidade é praticado num caminho e não numa estrada, por isso continuam as dúvidas em relação ao valor a pagar por quem for apanhado por estes radares de velocidade para bicicletas.

Em reação a esta medida, um ciclista citado pelo El Español refere: “alcançar os 20 km/h de bicicleta é muito fácil e os montes são extensos. Não vejo por que não posso andar um pouco mais depressa sem colocar os peões em risco, pois geralmente eles não andam onde nós circulamos”.

VÊ TAMBÉM: Radares da PSP. Vê a lista para julho de 2020

E tu, achas que se deviam implementar medidas idênticas em Portugal ou já temos radares de velocidade a mais? Deixa-nos a tua opinião nos comentários.

Fontes: El Español e Observador.

Sabe esta resposta?
Qual era a potência da Peugeot 505 Dangel 4x4 ?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Lembras-te deste? Peugeot 505 Dangel 4×4 para todo o terreno