Notícias Sabes por que motor este BMW M3 (E93) trocou o seu V8?

Transformação

Sabes por que motor este BMW M3 (E93) trocou o seu V8?

Pode parecer apenas um BMW M3 (E93) com algumas alterações estéticas, mas debaixo do capot este M3 abdicou do "coração alemão" em detrimento de um italiano.

BMW M3 motor Ferrari

Depois de há uns tempos te termos falado acerca de um BMW M3 (E46) que contava com o famoso 2JZ-GTE do Supra, hoje trazemos-te mais um M3 que abdicou do seu “coração germânico”.

O exemplar em questão pertence à geração E93, e quando o seu V8 com 4.0 l e 420 cv (o S65) avariou trocou-o por um outro V8, mas com origens italianas.

O escolhido foi o F136, conhecido como o motor Ferrari-Maserati, e usado por modelos como os Maserati Coupe e Spyder ou os Ferrari 430 Scuderia e 458 Speciale.

VÊ TAMBÉM: BMW M3 Touring E46. Nunca houve uma carrinha M3, mas esteve perto de acontecer
BMW M3 motor Ferrari

Um projeto em construção

Segundo o vídeo, este motor em particular oferece 300 cv (potência às rodas). Um valor inferior ao do motor original do M3 (E93) e bem menos do que este é capaz de debitar (até na versão menos potente debitava 390 cv), mas há uma razão.

De acordo com o proprietário, tal deve-se ao facto de o motor ainda precisar de algumas afinações (tal como todo o projeto) e de, neste momento, este estar programado com um modo que assegura mais fiabilidade a troco de (alguma) potência.

Mais para a frente, o proprietário daquele que é, muito provavelmente, o único BMW M3 (E93) com motor Ferrari no mundo planeia instalar dois turbos.

Um visual a condizer

Como se não bastasse ter um motor Ferrari, este BMW M3 (E93) foi ainda pintado com um tom de cinzento usado pela Porsche.

A juntar a isto recebeu um kit de carroçaria da Pandem, novas jantes e viu o tejadilho retrátil ser soldado para que este M3 se transformasse de vez num coupé.

Por fim, no interior, o principal destaque é mesmo o volante cortado no topo a fazer lembrar o volante usado pelo famoso KITT da série “O Justiceiro”.

 

Sabe esta resposta?
Qual era a potência do BMW 333i (E30)?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

BMW 333i (E30). O «primo do M3» que pouca gente conhece