Notícias Koenigsegg Gemera. Surpreendentemente prático para uma máquina “de doidos”

Vídeos

Koenigsegg Gemera. Surpreendentemente prático para uma máquina “de doidos”

O Koenigsegg Gemera tem… oito porta-copos. Apenas um dos pormenores sobre o mais prático e usável Koenigsegg de todos os tempos.

Koenigsegg Gemera

Talvez inspirado pelos aspetos práticos tidos em consideração por Gordon Murray na conceção do GMA T.50, Christian von Koenigsegg publicou um vídeo em que nos dá a conhecer, mais em detalhe, os aspetos práticos do Koenigsegg Gemera, o seu primeiro quatro lugares.

Pode ter quatro lugares, e parecer o mais “suave” e usável modelo do pequeno construtor sueco até à data, mas esquece… Continua a ser pura insanidade em forma automóvel, como “manda a tradição” para aqueles lados.

Já nos debruçámos sobre o Gemera e toda a “loucura” que ocorre por baixo da sua mais elegante carroçaria. Se ainda não leste, reserva algum tempo e lê (ou relê) o nosso (extenso) artigo sobre a sua exótica cadeia cinemática:

TENS DE VER: Koenigsegg Gemera ao pormenor. Ainda é mais “de doidos” do que imaginávamos
Koenigsegg Gemera

Um híbrido plug-in demoníaco…

Sintetizando, estamos na presença de um híbrido plug-in com 1700 cv de potência máxima combinada e um binário máximo combinado colossal de 3500 Nm. A contribuir para estes números impressionantes temos um motor… pequenino — comicamente denominado Tiny Friendly Giant (pequenino e amigável gigante).

Koenigsegg Tiny Friendly Giant
Pequeno em tamanho, grande em tudo o que faz, exceto, aparentemente, no consumo de combustível.

Apenas três cilindros e 2,0 l de capacidade, dois turbocompressores e… sem árvore de cames. O suficiente para debitar uns impressionantes 600 cv e 600 Nm. Como se não bastasse, acoplado a ele está um motor elétrico de 400 cv. O aspeto mais invulgar de todos? Apesar de ambos os motores estarem montados atrás, motorizam em exclusivo… o eixo dianteiro!

As rodas traseiras estão, por isso, completamente “isoladas” deste arranjo, tendo cada uma o seu próprio motor elétrico de 500 cv e respetiva caixa redutora — como disse… “de doidos”.

Resultado: mesmo acusando 1850 kg, o Gemera promete atingir os 100 km/h em apenas 1,9s e atingir os 400 km/h de velocidade máxima. Números dignos de qualquer hipercarro!

VÊ TAMBÉM: Há um extra no Koenigsegg Jesko que custa… 443 400 dólares

… mas surpreendentemente prático

Mas ao vir com quatro lugares, o Koenigsegg Gemera quer ser mais que um hipercarro, também quer ser usável e prático. Como a marca o disse aquando da sua revelação, o Gemera é um GT, ou melhor, um Mega-GT — com este nível de performance, o prefixo “super” não basta, temos mesmo de ir para “hiper” ou “mega”…

E como GT (Gran Turismo), tem de oferecer um certo conjunto de características que vão ao encontro do conforto e conveniência dos seus ocupantes… ou melhor, dos seus quatro ocupantes. É o que Christian von Koenigsegg nos leva a descobrir neste seu novo vídeo.

Além de quatro espaçosos quatro lugares, capaz de acomodar até pessoas com 2,0 m de altura atrás, o Koenigsegg Gemera vem com oito(!) porta-copos — porquê oito? Não sabemos, nem Christian von Koenigsegg o esclarece no vídeo. E espaço para bagagens também não falta, com dois compartimentos, um à frente e outro atrás.

Fica a conhecer todos os aspetos práticos desta fascinante máquina: