Arranque a Frio

Sim, estão a ver 290 km/h no velocímetro do Honda Civic Type R Limited Edition

Foi feito para ser mais rápido em circuito, mas com 320 cv "à mão", quem é que não se sentiria tentado a ver o quanto dá o Honda Civic Type R Limited Edition?

A razão de ser do Honda Civic Type R Limited Edition é ser ainda mais rápido em circuito e, sobretudo, ser mais rápido que a sua némesis, o Renault Mégane R.S. Trophy-R. Não foi a extremos como o hot hatch francês, mas sempre são menos 47 kg e um chassis otimizado.

Tal é o foco colocado na sua capacidade de curvar, que esquecemos ter 320 cv “à mão de semear” — ou será “ao pé”? Mais que suficientes para alcançar velocidades elevadas: 270 km/h é o valor oficial para a velocidade máxima.

Será que os atinge? É o que a publicação francesa L’Argus quis comprovar durante o teste que fez ao Civic Type R Limited Edition, levando-o até uma autobahn sem restrições.

VÊ TAMBÉM: Como são feitas as jantes forjadas do Civic Type R Limited Edition
Honda Civic Type R Limited Edition

E o que vemos são os dígitos no velocímetro subirem e subirem até estabilizar nos… 290 km/h(!), com apenas 100 rpm a faltar para atingir o limitador.

Será assim tão mais rápido que os 270 km/h oficiais?

Bem… Não, de acordo com a L’Argus. Primeiro, aquele valor foi alcançado no fim de uma longa descida. Segundo, os 290 km/h no velocímetro correspondiam a 281 km/h no GPS — mesmo assim, um valor respeitável… em plano deve bater nos 270 km/h oficiais, não?


Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 8h30 da manhã. Enquanto bebes o teu café ou ganhas coragem para começar o dia, fica a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.

Sabes responder a esta?
O primeiro Honda Civic Type R (EK9) tinha quantos cavalos de potência?
Não acertaste.

Mas podes descobrir a resposta aqui:

Honda Civic Type R (EK9): o samurai que nunca chegou à Europa

Mais artigos em Notícias