Notícias Como são feitas as jantes forjadas do Civic Type R Limited Edition

Arranque a Frio

Como são feitas as jantes forjadas do Civic Type R Limited Edition

As jantes forjadas do Civic Type R Limited Edition têm 20" e o cunho da BBS. Neste vídeo ficamos a saber como é que estas jantes são feitas.

Honda Civic Type R Limited Edition

Apesar de algumas notícias recentes mais preocupantes (BBS Alemanha abriu processo de falência), continua a não haver dúvidas sobre as competências da BBS. Não admira que a Honda tenha recorrido a ela para fazer as jantes forjadas do Civic Type R Limited Edition, o mais extremista dos Type R.

As jantes forjadas diferem das restantes, por norma fundidas, ao serem obtidas a partir de um bloco sólido de alumínio e não de alumínio derretido (fica em estado líquido colocado de seguida num molde).

A esse bloco de alumínio é aplicado então calor e pressão — no caso da BBS, as jantes passam por três fases de forjamento — até obter a forma desejada.

VÊ TAMBÉM: Novo Honda Civic Type R em 2022. Híbrido ou não híbrido, eis a questão

Vantagens? Este processo garante que o alumínio tenha um grão mais fino (menos porosidade), tornando-as mais fortes e mais leves. Por outro lado, são bem mais caras de fazer — não admira que sejam menos comuns e mais indicadas para os rigores dos circuitos.

No caso das jantes forjadas do Civic Type R Limited Edition, são 2,5 kg mais leves por roda — redução de 10 kg em massas não suspensas —, um dos fatores que contribuem para a superior performance em circuito do hot hatch japonês em relação ao modelo regular.


Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 8h30 da manhã. Enquanto bebes o teu café ou ganhas coragem para começar o dia, fica a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.