Arranque a Frio

Uma caixa CVT em Lego? Existe e… funciona

Haverá alguma coisa que não seja possível fazer com recurso a Lego? Depois de automóveis, agora alguém decidiu fazer uma caixa CVT de Lego.

Se és daqueles que acha que os Lego não passam de simples blocos de plástico destinados às brincadeiras dos mais pequenos, então esta caixa CVT (transmissão de variação contínua) criada precisamente com peças Lego, talvez te faça repensar essa visão.

Depois de já por várias vezes te termos aqui falado acerca dos kits da Lego Technic, que tanto têm de complexo como de divertido e até pedagógico, não servem apenas para criar ou recriar modelos de automóveis ou outros veículos.

Desta vez alguém criou em Lego uma caixa CVT totalmente funcional, totalmente feita com recurso a peças Lego.

VÊ TAMBÉM: Caixa de dupla embraiagem. 5 coisas que deves evitar
Lego caixa CVT

Criada pelo canal de YouTube Sariel’s Lego Workshop, esta caixa de velocidades funciona exatamente como aquelas que encontramos em vários automóveis — hoje em dia sobretudo modelos híbridos japoneses — e após montada num “chassis” rolante é até capaz de movê-lo.

Para que possas apreciar em pormenor o funcionamento desta pequena caixa de velocidades e até perceber melhor como funciona uma caixa CVT, deixamos-te aqui o vídeo:


Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 8h30 da manhã. Enquanto bebes o teu café ou ganhas coragem para começar o dia, fica a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.

Sabes responder a esta?
Quantas peças Lego foram precisas para fazer uma Chevrolet Silverado à escala real?
Não acertaste.

Mas podes descobrir a resposta aqui:

Sabes quantas peças Lego são precisas para fazer uma Chevrolet Silverado?

Mais artigos em Notícias