Notícias Será que veremos a tecnologia LIDAR na próxima geração de modelos Volvo?

Tecnologia

Será que veremos a tecnologia LIDAR na próxima geração de modelos Volvo?

Aproveitando a parceria já existente com a Luminar a Volvo planeia aplicar a tecnologia LiDAR na sua próxima geração de modelos.

Volvo LiDAR

A condução autónoma continua entre as prioridades da Volvo e depois de ter criado uma empresa acelerar o seu desenvolvimento, agora anunciou que vai aplicar a tecnologia LiDAR nos seus futuros modelos.

O plano passa por integrar esta tecnologia na nova plataforma Volvo SPA 2 cujo lançamento está previsto para 2022 — o sucessor do XC90 deverá ser o primeiro a recorrer aos serviços da SPA2 — e que deverá contar com hardware para a condução autónoma.

Segundo a Volvo, os modelos baseados na SPA 2 serão atualizados automaticamente e, caso os clientes queiram, receberão o sistema “Highway Pilot”, que permitirá uma condução totalmente autónoma em autoestrada.

VÊ TAMBÉM: Testámos o Volvo XC40 Recharge PHEV. O melhor de dois mundos?
Volvo LiDAR
O que o LiDAR “vê”.

Como irá funcionar?

Capazes de emitir milhões de impulsos de luz laser para detectar a localização dos objetos, os sensores LiDAR digitalizam o ambiente em 3D e criam um mapa temporário em tempo real sem ser necessária uma ligação à internet.

Graças a estas características, a tecnologia LiDAR proporciona níveis de visão e perceção que as câmaras e radares não podem fornecer, tornando-se assim fundamental para o futuro da condução autónoma — apesar da voz discordante de Elon Musk sobre a temática.

No que diz respeito ao sistema “Highway Pilot”, a tecnologia desenvolvida pela Luminar vai funcionar com o software de condução autónoma, com as câmeras, com os radares e com os sistemas de backup para funções como a direção, a travagem e a energia das baterias.

VÊ TAMBÉM: Camiões e autocarros fuel cell a hidrogénio? Daimler e Volvo unem esforços para que aconteça

Segurança também sai a ganhar

Nem só de condução autónoma se faz a aposta na tecnologia LiDAR e por isso mesmo a Volvo Cars e a Luminar também estão a estudar o papel desta tecnologia na melhoria dos futuros sistemas avançados de assistência à condução (ADAS).

A condução autónoma tem o potencial para se tornar numa das tecnologias mais importantes da história, caso seja introduzida com responsabilidade e segurança.

Henrik Green, Vice Presidente de pesquisa e desenvolvimento da Volvo Cars

Será que a nova geração de modelos Volvo assentes na SPA2 aplicarão um sensor LIDAR de série, no topo do pára-brisas, como podemos ver na imagem em destaque? É uma possibilidade que estão a estudar, referem as duas empresas.


A equipa da Razão Automóvel continuará online, 24 horas por dia, durante o surto de COVID-19. Segue as recomendações da Direção-Geral de Saúde, evita deslocações desnecessárias. Juntos vamos conseguir ultrapassar esta fase difícil.

Sabe esta resposta?
Qual é a capacidade da bagageira do Volvo XC60?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Testámos o Volvo XC60 B5. O que mudou em relação ao XC60 D5, que substitui?