Notícias O BMW X2 também passa a ser híbrido plug-in

Apresentação

O BMW X2 também passa a ser híbrido plug-in

Já o tínhamos conhecido juntamente com o "irmão" X1, mas agora vamos conhecer mais em detalhe a variante híbrida plug-in do X2, o novo BMW X2 xDrive25e.

BMW X2 xDrive25e

O novo BMW X2 xDrive25e é a mais recente adição ao crescente portefólio de modelos compactos híbridos plug-in do grupo alemão, juntando-se aos X1 xDrive25e, 225xe Active Tourer e também ao MINI Countryman Cooper SE ALL4.

A nova proposta híbrida plug-in tem data de lançamento prevista já para o próximo mês de julho.

Os números do BMW X2 xDrive25e

A BMW diz que se trata do seu primeiro Sports Activity Coupe (SAV) com motorização híbrida plug-in. Sendo um plug-in, isso significa que além de o podermos carregar externamente, temos também a possibilidade de nos deslocarmos apenas em modo elétrico que neste caso traduz-se numa autonomia elétrica máxima de 53 km (WLTP).

VÊ TAMBÉM: BMW X2 sDrive16d em vídeo. Diesel, 116 cv, 3 cilindros e… mais de 50 mil euros

Nesse modo será o motor elétrico de 95 cv e 165 Nm, montado sobre o eixo traseiro e acoplado a uma caixa redutora de apenas uma velocidade, a motivar o X2. A motricidade do eixo dianteiro fica a cargo do 1.5 l de três cilindros, turbo, capaz de debitar 125 e 220 Nm. Acoplado a este está uma transmissão automática de seis velocidades Steptronic.

Quando combinados, o novo BMW X2 xDrive25e pode entregar uma potência máxima de 220 cv e um binário máximo de 385 Nm, garantindo prestações vivazes como denotam os 6,8s anunciados para os 0-100 km/h. A velocidade máxima é de 195 km/h, mas se estivermos exclusivamente em modo elétrico, esse valor é de 135 km/h.

Por falar em modos são vários os que estão disponíveis, selecionáveis através de um botão eDrive posicionado na consola central. “AUTO eDRIVE”, que garante a melhor conjugação dos dois motores; “MAX eDrive”, que priveligia o uso do motor elétrico e “SAVE BATTERY” que, como o nome indica, se destina a preservar a carga da bateria.

Carregar as baterias

O novo BMW X2 xDrive25e vem com uma bateria de iões de lítio de 10 kWh — posicionada por baixo dos bancos traseiros — e esta pode ser carregada na totalidade em cerca de cinco horas quando ligada a uma tomada doméstica. Caso a carreguemos até aos 80% o tempo de carregamento vê-se reduzido para 3,8 horas.

Com a i Wallbox da BMW, esses valores descem para 3,2 horas e 2,4 horas, respetivamente, até 100% e 80% da capacidade máxima da bateria.

VÊ TAMBÉM: Agora os GLA, CLA Coupé e CLA Shooting Brake também são híbridos plug-in

E mais?

A bagageira do X2 xDrive25e perdeu um pouco de capacidade em relação aos outros X2, com esta a ter agora 410 l ao invés de 470 l. No entanto, mantém a versatilidade de uso, com o banco traseiro a poder ser rebatido em três partes (40:20:40).

Para fazer face à distribuição de peso distinta, como também à massa adicional proveniente da parte elétrica do seu grupo motriz deste híbrido plug-in, o chassis tem uma calibração própria, além de que a distância ao solo foi reduzida em 10 mm relativamente aos X2 puramente a combustão.

Visualmente, a variante híbrida plug-in do X2 vem com faróis LED de série que integram iluminação para mau tempo — os redondos faróis de nevoeiro deixam de estar presentes. Existem também vários apontamentos em preto brilhante, as jantes são de 17″, e estará disponível com várias linhas de equipamento: Advantage, Advantage Plus, M Sport and M Sport X.

Vem também com equipamentos específicos como um alerta acústico para peões e o sistema de info-entretenimento passa a integrar vários ecrãs de informação relacionados com o sistema híbrido: fluxo de energia, níveis de consumo elétrico, proporção do total de quilómetros percorridos tanto com o motor elétrico como com o motor de combustão.

Só falta mesmo saber o preço para Portugal que indicaremos assim que tiver disponível.


A equipa da Razão Automóvel continuará online, 24 horas por dia, durante o surto de COVID-19. Segue as recomendações da Direção-Geral de Saúde, evita deslocações desnecessárias. Juntos vamos conseguir ultrapassar esta fase difícil.

Sabe esta resposta?
Em que ano ficámos a conhecer o C88, o "Dacia Logan" da Porsche para a China?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Este foi o “Dacia Logan” da Porsche para a China
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Este foi o “Dacia Logan” da Porsche para a China