Notícias Aston Martin Vantage tem uma grelha demasiado grande? Já há solução para isso

Design

Aston Martin Vantage tem uma grelha demasiado grande? Já há solução para isso

A enorme grelha dianteira do Aston Martin Vantage não é do agrado de todos — uma empresa decidiu "repará-la" com um novo pacote estilístico.

Aston Martin Vantage

A geração anterior do Aston Martin Vantage era considerada (quase, quase) perfeita no que toca ao seu desenho. Um coupé de (muito boas) proporções clássicas, elegante, e mesmo assim, ainda capaz de expressar o potencial latente em dinamismo e prestações que possuía.

Seria difícil substituir um tão aclamado desenho. A Aston Martin decidiu seguir uma via muito mais expressiva e ousada para o sucessor, libertando-se dos valores clássicos que determinaram o Vantage anterior.

Inspirado pelo DB10, o desportivo desenhado propositadamente para o agente menos secreto de todos, James Bond, o novo Vantage “grita” bem mais os seus intentos como desportivo.

VÊ TAMBÉM: Aston Martin Vantage AMR estreia uma… caixa manual de sete velocidades

E nada o reflete mais do que a sua frente. Nela encontramos uma enorme grelha dianteira que domina agressivamente toda a frente do Vantage. Ainda é possível reconhecê-la como uma típica grelha Aston Martin, mas não existe consenso — ou se ama ou se odeia.

Temos de acreditar que sejam mais aqueles que não apreciam a frente do novo Vantage do que aqueles que a apreciam, considerando o tema que originou este artigo.

Adeus, “bocarra”

A Revenant Automotive, uma empresa focada na personalização de modelos da Aston Martin, criou um novo pacote estilístico para o Vantage. Só que ao invés de acentuar a agressividade do modelo, como é costume neste tipo de soluções, esta empresa decidiu atenuá-la, e devolver ao Vantage alguma da elegância perdida.

O pacote estilístico criado, antecipado aqui por um conjunto de projeções 3D, foca-se nas extremidades do coupé britânico, substituindo os pára-choques dianteiro e traseiro, por outros que prometem dar ao Vantage um desenho mais equilibrado, elegante e… consensual.

Aston Martin Vantage Revenant Automotive
Lado a lado. Qual preferem?

Como podemos observar nas imagens, esta solução recupera temas mais clássicos, com a enorme grelha dianteira a ser dividida em duas por uma fina faixa horizontal da cor da carroçaria, passando a ter uma grelha superior, que mantém os contornos esperados e que identificam o Vantage como um Aston Martin, e outra inferior.

A traseira não ficou incólume, com o difusor a perder o seu design “ondulado” e a secção traseira a ser redefinida, sobretudo, por uma série de linhas horizontais que, de acordo com a Revenant Automotive, “dividem o carro verticalmente de forma mais uniforme”.

Curiosamente, as saídas de escape crescem em diâmetro, ficando melhor proporcionadas com o restante carro, diz a Revenant Automotive.

Aston Martin Vantage Revenant Automotive
Linhas horizontais passam a predominar na traseira

Repare-se que tiveram o cuidado de não alterar as linhas e superfícies que determinam os elementos aerodinâmicos do Aston Martin Vantage de produção, nomeadamente o splitter dianteiro e o difusor traseiro, “garantindo que o estilo não compromete a performance”.

Para um veredicto final, talvez seja melhor esperar por ver “ao vivo e a cores” este pacote estilístico montado num Vantage. No entanto, é impossível não reparar em como este restyling atenua a agressividade visual do Vantage, fazendo retornar até, alguma da elegância perdida do antecessor.

O que acham, o Aston Martin Vantage fica a ganhar ou a perder com esta alteração?