Vídeo

Mercedes-AMG A 45 S mais lento que Renault Mégane R.S. Trophy-R no Nürburgring. Porquê?

A potência não é tudo. Quando falamos de tempos em circuito há outros fatores que contam. Decidimos usar o exemplo do Mercedes-AMG A 45 S 4MATIC+ e do Renault Mégane R.S. Trophy-R para tentar explicar porquê.

Mais de 1340 partilhasO tempo conseguido pelo Mercedes-AMG A 45 S no Nürburgring foi dos artigos mais partilhados da Razão Automóvel nos últimos 15 dias.

Nas nossas caixas de comentários sucederam-se opiniões muito diversas sobre o tempo conseguido por este «hot hatch» alemão no Nürburgring Nordschleife.

Os 7min48,8s conseguidos são um tempo fantástico, mas ainda assim mais lento do que os 7min45,389s que foi alcançado pelo Renault Mégane R.S. Trophy-R que, recordamos, tem menos 120 cv e duas rodas motrizes.

A NÃO PERDER: Testámos o Mégane R.S. TROPHY-R. O tração dianteira mais RÁPIDO DO MUNDO (vídeo)
Mercedes-AMG A45 S 4Matic+ © Thom V. Esveld / Razão Automóvel

Só uma nota sobre o tempo do Mégane R.S. Trophy-R. Existem, na realidade, dois tempos alcançados pelo hot hatch francês no “inferno verde”. Os já mencionados 7min45,389s e também uns mais rápidos 7min40,1s — porquê dois tempos?

Existem novas regras para medir tempos no circuito de Nürburgring implementadas em 2019, que passam também a contar com a reta (pouco mais de 200 m) em T13, justificando a diferença nos tempos — os 7min40,1s é o tempo entre a Bridge e Gantry, que exclui a reta em T13. É uma tentativa de colocar ordem na obtenção de tempos neste circuito.

O tempo alcançado pelo A 45 S pela SportAuto já inclui os 200 m (e uns trocos) extra, tal e qual os 7min45,389s do Mégane R.S. Trophy-R.

Renault MÉGANE R.S. TROPHY-R

Foi por isso que decidimos fazer este comparativo onde não há vencedores nem vencidos. Apenas para tentar encontrar as hipóteses e as variáveis que são determinantes para um bom tempo em pista.

Junta-te à discussão na nossa caixa de comentários e não te esqueças: subscreve o nosso canal de YouTube. Temos vídeos novos todas as semanas.


A equipa da Razão Automóvel continuará online, 24 horas por dia, durante o surto de COVID-19. Segue as recomendações da Direção-Geral de Saúde, evita deslocações desnecessárias. Juntos vamos conseguir ultrapassar esta fase difícil.

Mais artigos em Autopédia