SUV descapotável

Biagini Passo, o Volkswagen T-Roc Cabrio dos anos 90

Afinal, o T-Roc Cabrio não foi o primeiro SUV descapotável com base Volkswagen. Esse papel coube ao Biagini Passo de que te falamos hoje.

Tudo já foi inventado, aparentemente. Nascido em 1990, e até agora praticamente desconhecido, o Biagini Passo é como se fosse um antepassado do recém-lançado Volkswagen T-Roc Cabrio.

Pode não ter a marca Volkswagen, mas não podia ser ao mesmo tempo mais Volkswagen. Por detrás do nome esconde-se um Volkswagen Golf Country — com o mesmo sistema de tração integral Syncro — ao qual foi montada sobre o seu chassis uma carroçaria ligeiramente alterada do Golf Cabriolet da primeira geração.

Face a este, a criação da Biagini apresenta-se com novos para-choques, alargadores das cavas das rodas, uma grelha diferente, novos faróis dianteiros e traseiros e ainda uma bull-bar.

VÊ TAMBÉM: Volkswagen Beetle e T1 ‘Samba Bus’ eletrificam-se pela mão da eClassics
Biagini Passo

Foi um sucesso?

Bem… o facto de o Biagini Passo ser praticamente desconhecido como que responde a esta pergunta, no entanto, há números a corroborar tal facto.

Como é habitual quando falamos de modelos produzidos por pequenos carroçadores, os números não costumam ser os mais exatos. No entanto, estima-se que tenham sido produzidas entre 100 e 300 unidades do Biagini Passo.

VÊ TAMBÉM: Magnum. O super SUV dos anos 80 que ninguém conhece

Ao que parece, o “SUV-descapotável” ítalo-germânico equipado com um 1.8 l com quatro cilindros e 98 cv, não se dava muito bem com a corrosão, razão pela qual se estima que a maioria dos exemplares já tenham desaparecido.

Mas seria o Biagini Passo uma proposta demasiado à frente do seu tempo? A verdade é que, mesmo hoje em dia, com um mercado dominado por SUV e crossover, os descapotáveis derivados destes parecem não querer descolar.

Se um Land Rover Defender, um Jeep Wrangler ou até um UMM com apenas o céu como teto são imensamente desejáveis, os mais modernos SUV e crossover não têm tido a recepção desejada — basta recordar o Nissan Murano CrossCabriolet ou o Range Rover Evoque Convertible. Terá o Volkswagen T-Roc Cabrio melhor sorte?

Sabes responder a esta?
Qual era a potência do Volkswagen Golf Turbo Sbarro?
Não acertaste.

Mas podes descobrir a resposta aqui:

Volkswagen Golf Turbo Sbarro (1983). Um segredo bem guardado

Mais artigos em Clássicos