Notícias O que faz uma luzinha no pilar C do DS 9?

Arranque a Frio

O que faz uma luzinha no pilar C do DS 9?

Posicionada no pilar C do DS 9, o novo topo de gama da marca francesa, podemos ver uma… luzinha nos dois lados do óculo traseiro. O que faz ali?

DS 9

À primeira vista parecem perdidas, mas há uma razão para que cada pilar C do DS 9 tenha numa das suas extremidades uma pequena luz cor de âmbar — de início também ficámos perplexos…

A DS Automobiles identifica-as como luzes de posição, algo comum em veículos… norte-americanos (por imposição regulamentar). Regra geral, estas costumam estar posicionadas na lateral dos veículos, mas ao nível do para-choques.

Ok… Podem ter uma função prática, mas a sua função é, na verdade, bem mais simbólica. Na realidade, aquela “luzinha” no pilar C do DS 9 não é mais que uma evocativa homenagem ao incontornável Citroën DS, nascido em 1955, e cujo nome identifica hoje a ambiciosa marca francesa. Vejam a imagem abaixo e já percebem o porquê:

Citroën DS

As “cornetas” do pilar C do original e futurista Citroën DS, integram não só os piscas traseiros, como foram uma solução criativa e cheia de estilo para disfarçar a separação entre o teto, óculo traseiro e pilar C.

Como que a recordar o início de uma viagem que culminaria, em 2014, com o nascimento da DS Automobiles como uma nova marca de automóveis, fica a devida homenagem, neste pequeno pormenor lumínico no pilar C do DS 9.

DS 9
VÊ TAMBÉM: Bem-vindo ao Salão de Paris… de 1955

Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 8h30 da manhã. Enquanto bebes o teu café ou ganhas coragem para começar o dia, fica a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.

Sabe esta resposta?
Qual destes modelos tem como base um Dodge Viper?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Não parecem, mas estes desportivos são Dodge Viper “mascarados”