Notícias Não estão a ver mal. Este Delta é mesmo um Saab-Lancia 600

Arranque a Frio

Não estão a ver mal. Este Delta é mesmo um Saab-Lancia 600

Na comemoração do 40º aniversário do Lancia Delta, nascido em 1979, relembramos uma das suas mais raras e curiosas derivações, o Saab-Lancia 600.

saab-lancia 600

Como? Isso mesmo, este é o Saab-Lancia 600 (ou Saab 600), um exercício de badge-engineering resultado de uma parceria entre a Saab e a Lancia. Assim, o então ainda novo Lancia Delta acabou por ser vendido na Suécia (e Escandinávia) como Saab-Lancia 600.

A principal razão por trás desta decisão deveu-se à necessidade da Saab em ter um modelo de entrada de gama para substituir o 96, com a marca a não ter as verbas necessárias para desenvolver um novo modelo de raíz.

Esta parceria era, no entanto, mais abrangente. Estendia-se a todo o grupo Fiat que culminaria no projeto Tipo 4, do qual nasceram os Lancia Thema, Saab 9000, Alfa Romeo 164 e Fiat Croma.

Quanto ao Saab-Lancia 600, foi sol de pouca dura, tendo sido produzido apenas entre 1980 e 1982 — as últimas unidades seriam vendidas em 1987. A proteção anti-corrosão do primeiro Delta, ou melhor, a falta dela, não se deu nada bem com o rigoroso clima escandinavo, ganhando rapidamente uma péssima reputação.

Hoje são muitos raros os sobreviventes dos mais de 6400 Saab-Lancia produzidos.

VÊ TAMBÉM: Foi há 50 anos que a Fiat comprou a Lancia

Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 8h30 da manhã. Enquanto bebes o teu café ou ganhas coragem para começar o dia, fica a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.