Notícias Foi há 50 anos que a Fiat comprou a Lancia

Arranque a Frio

Foi há 50 anos que a Fiat comprou a Lancia

Uma efeméride que deveria ser celebrada, mas apenas nos recorda o quão a Lancia de hoje é apenas um resquício do que foi — altura de desligar o interruptor?

Lancia Aurelia B20 GT

Foi a motivação da Lancia pela excelência, inovação e qualidade que acabaram por prejudicá-la (os custos operacionais sofreram brutalmente), e que levariam, por fim, à aquisição da reputada marca italiana pela gigante Fiat em 1969.

A integração na Fiat significou uma nova era de glória, motivada pela competição e especialmente os ralis — Fulvia, Stratos, 037, Delta S4, Delta Integrale… é preciso dizer mais?

No entanto, a Lancia de outrora (pré-Fiat) desaparecia aos poucos, com a crescente e inevitável integração industrial e comercial com o restante grupo.

Lancia Delta Integrale
O “Deltona” significou o fim de uma era gloriosa!

O princípio do fim seria precipitado pela compra da Alfa Romeo pelo Grupo Fiat em 1986. A Lancia foi esvaziada do conteúdo que já era parte da sua identidade — competição — em detrimento da Alfa Romeo. Tentaram transformá-la numa marca luxuosa, uma alternativa ao status quo — como bem sabemos, não resultou.

O novo século trouxe novas dificuldades ao Grupo Fiat. Este recuperou, graças ao pragmatismo de Sergio Marchionne, mas esse pragmatismo condenou a Lancia (termo que nunca fez parte do vocabulário da marca) para salvar outras (Jeep, Ram, Alfa Romeo)  — hoje está resumida a um modelo utilitário e apenas ao seu mercado.

Ainda há lugar neste mundo para uma Lancia?

VÊ TAMBÉM: Venderam-se mais Lancia do que Alfa Romeo nos primeiros seis meses do ano

Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 8h30 da manhã. Enquanto bebes o teu café ou ganhas coragem para começar o dia, fica a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.

Sabe esta resposta?
Qual o Ferrari que "doou" o seu V8 ao Lancia Thema 8.32?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Thema 8.32: o Lancia com motor V8 da Ferrari
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Thema 8.32: o Lancia com motor V8 da Ferrari