Notícias O Abarth com um pneu sobressalente que também é… para-choques

Arranque a Frio

O Abarth com um pneu sobressalente que também é… para-choques

Os 70 anos da Abarth estão cheios de preciosidades. Fiquem a conhecer o muito exclusivo Abarth OT 2000 Coupe America e o seu pneu… para-choques.

Abarth 2000 Coupe America

O Abarth OT 2000 Coupe America, nascido em 1966, deriva do humilde Fiat 850 Coupé. É o culminar de uma sucessão de modelos destinados à competição derivados do 850 — OT significa Omologata Turismo ou Turismo de Homologação.

Comparando com o 850 Coupé original, o OT 2000 Coupe America era um monstro — na traseira, em vez de encontrarmos os 843 cm3 (quatro cilindros) e 47 cv do motor original, residia um bloco com 1946 cm3 capaz de debitar 185 cv. Tudo associado a um peso pluma de 710 kg — à volta de 250 kg mais leve que um MX-5 atual. Resultado? Apenas 7,1s para atingir os 100 km/h e 240 km/h de velocidade máxima.

Mas o que se passa com o pneu sobressalente, a sobressair daquela forma estranha da frente? Como já referimos, o motor no Fiat 850 Coupé encontra-se atrás, pelo que a bagageira e pneu suplente estão na frente. Mas no caso do Abarth OT 2000 Coupe America, foi necessário reposicionar o radiador à frente, obrigando a empurrar o pneu sobressalente… para lá da carroçaria.

O aparente “desenrascanço” da Abarth foi transformado numa virtude, com o pneu sobressalente a assumir também o papel de para-choques, numa época em que estes eram todos de metal.

VÊ TAMBÉM: A comemorar 70 anos, Abarth dá um “spoiler” ajustável ao 695

Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 8h30 da manhã. Enquanto bebes o teu café ou ganhas coragem para começar o dia, fica a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.

Sabe esta resposta?
Qual destes automóveis também teve uma versão preparada pela Abarth?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Estes Abarth não derivaram de modelos Fiat
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Estes Abarth não derivaram de modelos Fiat