Arranque a Frio

Carros autónomos para quê? Queremos bolas de golfe autónomas

Com a sua tecnologia ProPilot, a Nissan criou o que parece ser uma bola de golfe autónoma, bastando uma tacada só para acertar no buraco. Parece bruxaria…

Com esta bola de golfe autónoma qualquer um de nós poderia ser o próximo Tiger Woods. Para demonstrar o funcionamento do sistema de assistência à condução ProPilot 2.0 (a estrear no novo Skyline para o Japão), a Nissan criou uma bola de golfe que, independentemente do nosso talento, ou falta dele, nos permite acertar no buraco sempre à primeira tacada.

Bruxaria, só pode… Mas como funciona?

Tal como num automóvel equipado com o ProPilot 2.0, que trabalha em conjunto com o sistema de navegação, ajudando a manobrar o automóvel numa rota pré-definida, também a bola de golfe segue uma rota pré-definida em direção ao seu destino.

No caso desta bola de golfe autónoma (ou quase), não há sistema de navegação, mas uma câmara aérea é necessária para detetar a posição da bola e do buraco. Ao darmos a tacada, um sistema de monitorização calcula a rota correta de acordo com o movimento da bola, ajustando a sua trajetória — esta está equipada com um pequeno motor elétrico para se deslocar.

Não esperem é ver esta bola de golfe à venda. Mas haverá uma demonstração… no quartel-general da Nissan em Yokohama, Japão, de 29 de agosto a 1 de setembro — se estiverem por lá perto…

A NÃO PERDER: Nissan. Tecnologia B2V liga o teu cérebro ao carro

Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 8h30 da manhã. Enquanto bebes o teu café ou ganhas coragem para começar o dia, fica a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.

Sabes responder a esta?
Quantos cilindros tem o motor do Nissan 370Z?
Não acertaste.

Mas podes descobrir a resposta aqui:

Uma semana INTEIRA ao volante do Nissan 370Z Nismo

Mais artigos em Notícias

Os mais vistos